HCU-UFU participa de ação solidária em Boa Vista e Pacaraima

Seis profissionais do hospital viajaram voluntariamente para atender imigrantes venezuelanos nas cidades de Roraima

Publicado em 27/08/2018 às 16:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Equipe de profissionais de saúde do Hospital de Clínica de Uberlândia/UFU (foto: divulgação/HCU)

A médica ginecologista e obstetra Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos, a pediatra Lidia Mayrink de Barros, a médica de Família Marina Soares Costa, a farmacêutica Tatiana Alves Toledo e os técnicos em laboratório, Joaquim Rafael de Andrade e Robson Antônio da Silva embarcaram no sábado (25/08) para Brasília e se juntaram a outros profissionais de saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que prestarão atendimento a imigrantes venezuelanos que estão em abrigos na capital e na cidade de Pacaraima.

A “Ação Solidária Ebserh 2018” acontece de 27/08 a 1º/09 nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, Roraima. No sábado, os voluntários foram recepcionados pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, e pelo presidente da Ebserh, Kleber Morais, em cerimônia que aconteceu na sede do Ministério da Educação. No domingo, a equipe composta por 36 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira para a capital de Roraima.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a iniciativa como determinante para diminuir os efeitos provocados pela chegada dos imigrantes e reforçou a disposição do povo brasileiro em ajudar a todos que solicitam o apoio do país e enxergam no Brasil a possibilidade de recomeçar a vida e ter um futuro com mais dignidade. “Eu acho que isso salienta, mais uma vez, o espírito do povo brasileiro. Com um breve chamado e sem esforço nenhum, nós tivemos uma série de pessoas que estão doando o seu tempo para apoiar outras que estão necessitando de ajuda”, ressaltou.

A proposta do projeto Ação Solidária é que durante uma semana sejam realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C, VDRL (exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis), glicemia, além de aplicação de vacinas contra sarampo, exames oftalmológicos, citologia do colo do útero, verificação de pressão arterial, ações educacionais e preventivas sobre nutrição, amamentação, parasitoses intestinais, escovação dentária entre outros e atendimento médico nas especialidades de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Infectologia e Oftalmologia.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, avalia que a atuação dos hospitais universitários vai além do ensino, da pesquisa, da extensão e da assistência à saúde, o que se prova com a ação humanitária em Roraima. “Temos pessoas diferenciadas aqui, profissionais humanizados que pensam no outro, que vieram voluntariamente para atender pessoas que necessitam do nosso cuidado”, salientou.

Para a médica ginecologista do HCU, Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos, a oportunidade de participar desta ação humanitária é mais que um atendimento médico. “É importante doar um pouco do conhecimento aos que estão necessitando. Mas além da ajuda técnica, vamos doar um pouco de atenção, carinho e apoio”, ressalta.

No dia 2 de setembro os voluntários voltam para Brasília. No dia 3 participam de reunião de avaliação do projeto na sede da Ebserh e retornam às suas cidades de origem. A contribuição do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU) com pessoal e insumos não compromete o funcionamento habitual da instituição.

Palavras-chave: saúde voluntários Pacaraima Roraima refugiados