População poderá fazer perguntas a cientistas sobre saúde mental

Evento acontece dia 23 de setembro, no Parque do Sabiá

Publicado em 11/09/2018 às 11:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Edição do evento que ocorreu em setembro deste ano, na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Tiago Marconi/USP)

Dúvidas sobre depressão, ansiedade e outros assuntos a respeito de saúde mental? Que tal sanar todas elas por meio de um bate-papo com pesquisadores de diversas áreas?

No dia 23 de setembro, das 9h às 12h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, a Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), em parceria com o grupo de comunicação Via Saber, vinculado à Universidade de São Paulo (USP), promoverá o evento "Pergunte a um(a) cientista".

Cientistas ficarão à disposição da população no quiosque principal do parque - entrada pelo bairro Tibery - para debater saúde mental e tirar dúvidas sobre depressão, ansiedade e outros assuntos. A comunidade poderá conversar com três pesquisadores da UFU, de diferentes áreas.

Já estão confirmados as professoras Mariana Hasse e Karina Do Valle Marques, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU); o professor Ricardo Wagner Machado da Silveira, do Instituto de Psicologia (IP) da UFU e o psiquiatra Walter Cury Anna Júnior, do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU). O evento ocorre em outras sete cidades: Brasília, Belo Horizonte, Palmas, Santos, São Carlos, São Paulo e Vitória, sendo essa a primeira vez em Uberlândia.

O "Pergunte a um(a) cientista" acontece em meio ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que incentiva discussões com o objetivo de conscientizar e debater formas de prevenção com a sociedade. A programação é gratuita e não necessita de inscrição. Outras informações estão disponíveis na página do Facebook da Via Saber.

Confira as fotos da edição do evento que aconteceu na Avenida Paulista, em setembro deste ano, em São Paulo:

(Foto: Tiago Marconi/USP)

Confira abaixo, a entrevista do professor do Instituto de Psicologia da UFU Ricardo Silveira, um dos pesquisadores que participará do evento.

Palavras-chave: Ciência cientista saúde mental Psicologia psiquiatria