Projeto 'Universidade em Movimento' ensina forró no Campus Monte Carmelo

Ação de difusão cultural teve duração total de 10 horas e reuniu alunos, servidores e membros da comunidade externa

Publicado em 26/09/2018 às 16:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Com todas as vagas preenchidas, curso foi sucesso absoluto e deixou 'gostinho de quero mais'. (Foto: Hermom Dourado)

Chega de "dois pra lá, dois pra cá"! Esta foi a missão assumida por Anderson Arley Lino e que teve início no último dia 4 de setembro. Durante as quatro terças-feiras deste mês, ele esteve no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para ensinar forró a 50 pessoas - entre alunos e servidores da instituição e membros da comunidade externa. Foi a primeira edição do projeto de extensão "Universidade em Movimento", fruto de uma parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc), Assistência Estudantil (Proae) e de Graduação (Prograd).

Formado em Engenharia Civil pela UFU em 2010, Lino tem conciliado nos últimos anos o trabalho nesta profissão com o de bailarino e professor de dança. "Atualmente, participo de quatro companhias: Unidança, Grupo Refração, Un Paso de Tango e Sabor Latino. A proposta deste projeto, que foi assinado pelo meu amigo de infância Jair Rocha do Prado - docente da Faculdade de Matemática lotado no Campus Monte Carmelo -, foi fazer um 'intensivão' com quatro aulas de duas horas e meia de duração. A escolha pelo forró foi numa votação entre os membros da turma", explica.

Feliz com a receptividade do projeto em meio a todos os participantes, o professor comenta que a expectativa agora fica por conta da possibilidade de expandi-lo, com a oferta de novas turmas e, inclusive, de cursos com quantidade superior de vagas e de maior duração: "Digamos que a semente foi lançada em um solo bastante fértil e pretendemos cultivá-la com todo amor para que os frutos continuem surgindo. No encerramento destas quatro semanas da primeira edição do curso distribuímos um questionário para o levantamento de opiniões, bem como sugestões de novas modalidades. De posse deste material, a Comissão de Cultura do campus vai trabalhar para tentar viabilizar as próximas ações e, assim, aproximar ainda mais a UFU das comunidades interna e externa em Monte Carmelo e região."

Palavras-chave: UFU Campus Monte Carmelo extensão PROEXC Proae Prograd dança