UFU promove fórum de Antropologia e Cinema

Forumdoc.mg reúne produções cinematográficas com sessões comentadas e debates abertos ao público

Publicado em 12/09/2018 às 16:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O forumdoc.mg reúne produções cinematográficas com sessões comentadas e debates abertos ao público

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro, acontece em Uberlândia e Monte Carmelo, a Mostra Itinerante forumdoc.mg., com a realização de nove sessões de cinema e debates, exibindo uma programação que compreende 12 títulos de mostras relativas ao XXI forumdoc.bh, com a Mostra “Imagens do Antropoceno” e Mostra Contemporânea Nacional e Internacional.

As sessões vão acontecer em Uberlândia – no Museu Universitário de Arte (MUnA), no Campus Santa Mônica e Casa Graça do Aché –, e em Monte Carmelo, também no Campus da UFU.

A Mostra Itinerante contará com a presença dos debatedores da Associação Filmes de Quintal, Junia Torres e Ewerton Belico.

Forumdoc.bh

O forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico - Fórum de Antropologia e Cinema, é realizado pela Associação Filmes de Quintal há 21 anos em Belo Horizonte, e há 10 em diversas cidades de diferentes regiões do estado de Minas Gerais, por meio da Mostra Itinerante forumdoc.mg.

Em Uberlândia, o forumdoc.mg é promovido por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Laboratório de Antropologia, Linguagens e Saberes (LALiS/UFU), coordenado pela professora da área de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais, Valéria de Paula Martins, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais (Nupecs) e PET Sociais, do Instituto de Ciências Sociais da UFU, MUnA, Casa Graça do Aché e Communicare.

Segundo a coordenadora, “o evento proporciona aos espectadores das cidades mineiras, além de uma contribuição para formação acadêmica dos estudantes, uma experiência estética e reflexiva”.

Além de Uberlândia, o forumdoc.mg em 2018 está presente também em Teófilo Otoni, Terra Indígena Maxakali, no município de Ladainha, MG, Terra Indígena Xakriaba, em São João das Missões, Lagoa Santa, Mariana e distritos; e em Viçosa, em parceria com Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Reconhecimento

O forumdoc.bh é reconhecido atualmente como “um dos mais importantes festivais do gênero e tem possibilitado o intercâmbio de experiências, visando o fomento à pesquisa, experimentação e qualificação da produção”, explica Martins. O festival, complementa a coordenadora, “dedica-se a produções audiovisuais do gênero documentário e tem como objetivo apresentar ao público e discutir realizações em cinema que fazem do suporte imagem-som um recurso privilegiado para a construção de um diálogo com a vida social e a diversidade cultural”.

Seções abertas ao público

O evento é destinado a professores alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFU, técnicos-administrativos dos órgãos de extensão e pesquisa da UFU, estudantes e professores da rede básica de ensino e demais interessados nas discussões acerca de Antropologia e produção de imagens.

Todas as atividades que compõem a programação têm caráter público e gratuito, o que garante o acesso e divulgação de bens culturais.

Para mais informações, visite:

Página do evento no Facebook

Página da área de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais

Ou ainda entre em contato conosco:

Communicare: ejcommunicare@gmail.com

Profa. Valéria de Paula Martins: valeriacpmartins@ufu.br

Programação completa:

Quinta-feira, 13 setembro

10h – UFU Campus Santa Mônica

Av. João Naves de Ávila, 2121. Santa Mônica.

Auditório 3C (Biblioteca)

Quilombo Rio dos Macacos (120’)

16h – UFU Campus Monte Carmelo

Rodovia LMG 746, Km 1. Araras.

Bloco 1B MC, sala 304

Yaõkwa, patrimônio ameaçado (10’)

Yãkwa, o banquete dos espíritos (54´)

Sexta-feira, 14 setembro

10h – Campus Santa Mônica, Auditório 3C (Biblioteca)

ATL(6’)

Piripkura (82’)

19h30 – Casa Graça do Aché

Av. Cesário Crosara, 4187. Roosevelt.

Rainhas (70’, work in progress)

Sábado, 15 setembro, MUnA

Praça Cícero Macedo, 309. Fundinho.

15h - Baronesa (73’)

17h - EL Mar, la mar (95’)

19h - Arábia (96’)

Domingo, 16 setembro, MUnA

Praça Cícero Macedo, 309. Fundinho.

15h – A Gis (20’)

Meu Corpo é político (72’)

17h - Paris é uma festa (95’)

Palavras-chave: forumdoc.bh antropologia cinema mostra itinerante PROEXC dicult UFU