Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

Professor de Direito da UFU publica sete obras sobre democracia

Livros abordam teóricos como Carl Schmitt, política nacional e outros temas

Publicado em 30/10/2018 às 16:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

 

O professor Roberto Bueno, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU), publicou, entre 2015 e 2018, sete livros sobre democracia, direito e política.

“Carl Schmitt hoje: política, direito e teologia” (2015) tem Bueno como organizador e autor de um texto, além da participação de mais 18 colaboradores. O objetivo do livro é abranger vários aspectos do pensamento político de Schmitt. A produção da obra contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Outra obra que o docente organizou é “Sonhos e pesadelos da democracia em Weimar: tensões entre Carl Schmitt e Hans Kelsen” (2017), sobre o debate entre os dois intelectuais. O livro conta com outro organizador, Caio Ramiro, e mais 10 autores.

O professor publicou, também sobre Schmitt, “Uma interpretação conservadora-revolucionária de Carl Schmitt: o potencial totalitário em gestação: weimar e o nacional-socialismo” (2017). Também com apoio da Fapemig, Bueno é o único autor da obra, que discute o conjunto de forças que facilitaram a queda do regime weimariano e a eclosão do nacional-socialismo.

Também em 2017, Bueno publicou “Democracia: da crise à ruptura”, como organizador. O livro é composto por 30 artigos de autores latino americanos, europeus e americanos. O objetivo, de acordo com Bueno, é “analisar a profundidade das armadilhas e ataques sofridos pela democracia contemporânea, que virtualmente a colocam em xeque através de estratégias políticas deslegitimadoras”.

“Escritos desde a resistência democrática ao golpe de Estado de 2016” tem dois volumes: “Autoritarismo, neoliberalismo, fascismo e economia” e “Política, Direito, Cultura e Mídia”, ambos publicados em 2017. A ideia dos livros é discutir as circunstâncias do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A obra “Democracia sequestrada: oligarquia transnacional, pós-neoliberalismo e mídia” (2018) é outra que tem o docente como autor. A ideia é analisar a forma de poder que dá nome ao exemplar.

Os livros estão disponíveis na Livraria Jurídica Universal, localizada na Av. João Naves de Ávila, 2046, bairro Saraiva, em Uberlândia. Também é possível adquiri-los por meio do e-mail rbueno_@hotmail.com.

Palavras-chave: democracia DIREITO política

A11y