UFU promove ‘Dia D’ contra câncer de mama em humanos e em animais de estimação

População terá informações para prevenção e serviços gratuitos

Publicado em 25/10/2018 às 14:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O câncer de mama é a neoplasia (tumor) mais comum em cadelas (foto: divulgação)

O Outubro Rosa já ficou conhecido pela população como o período de conscientização para a prevenção ao câncer de mama, doença que, até o fim de 2018, deve vitimar quase 60 mil pessoas no país.

Estudantes e profissionais da UFU, no entanto, querem chamar a atenção não apenas para a importância da prevenção deste tipo de câncer em humanos, mas também para a necessidade de detecção precoce em animais de estimação, especialmente em cães e gatos.

No dia 27 de outubro (sábado) eles estarão na praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia, realizando o “Dia D – Porque a sua saúde importa e a do seu animal também”. A atividade irá reunir estudantes, médicos e docentes dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Educação Física e Medicina.

Serão oferecidos serviços gratuitos, como aferição de pressão, testes de glicemia e de aptidão física, informações sobre zoonoses e sobre prevenção do câncer de mama em humanos e em animais de estimação.

O câncer de mama é a neoplasia (tumor) mais comum em cadelas, explica a médica veterinária Thaisa Reis dos Santos, responsável pelo Serviço de Oncologia do Hospital Veterinário da UFU. Segundo ela, dos cerca de oito casos diários atendidos no Serviço de Oncologia do hospital, dois são de câncer de mama.

Como o câncer em cadelas se assemelha ao que acomete os humanos, a detecção precoce e a indicação de quimioterapia também são similares, afirma a médica.

Em um dos stands que serão montados na praça, os animais serão avaliados gratuitamente e repassadas informações sobre a saúde dos bichos de estimação, como, por exemplo, o risco das injeções comumente utilizadas para evitar o cio em cadelas.

“Dia D – Porque a sua saúde importa e a do seu animal também”

Data: 27 de outubro

Horário: Das 8h às 12h (sábado)

Local: Praça Tubal Vilela - Centro, Uberlândia