Escolas municipais recebem encenação de peça teatral de grupo da UFU

Adaptação assinada e produzida por turma do curso de Teatro tem sua terceira sessão na noite desta terça-feira (13/11) e encerra a temporada no dia 5 de dezembro

Publicado em 13/11/2018 às 11:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Iniciativa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Diretoria de Cultura (Dicult), o espetáculo “O Dia de Alan” teve suas duas primeiras apresentações em unidades da rede municipal de ensino de Uberlândia: respectivamente, a Professor Sérgio de Oliveira Marquez (em 31/10) e a Professor Leôncio do Carmo Chaves (em 12/11).

O trabalho foi viabilizado com recursos do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) e é uma adaptação de 50 minutos de duração assinada por Rafael Lorran e dirigida por Lucas Larcher, com assistência de direção por conta de Eduardo Gasperin e Roberta Liz. Seis atores fazem parte do elenco: Eduardo Gasperin, Isabela de Abreu, José Venâncio, Roberta Liz, Thiago Fernandes e Yuri Leite – confira a ficha técnica completa.

“Esta peça é resultado da disciplina Estágio Supervisionado de Atuação em Espaços Escolares, cursada no segundo semestre letivo de 2017, sob a condução do Rafael e do Lucas, que são ex-alunos da UFU e eram professores substitutos no Instituto de Artes. Foi o espetáculo de formatura da nossa turma. Neste ano, como alguns atores da montagem original mudaram de cidades e até de país, tivemos algumas mudanças no elenco, inclusive com a entrada de professores de Artes em turmas de educação básica”, informa Thiago Fernandes, que atualmente curso o mestrado em Artes Cênicas na UFU.

Encerradas as encenações externas à UFU desta temporada, as duas próximas sessões ocorrem no Bloco 3M do Campus Santa Mônica – 13/11, às 20h – e na Escola de Educação Básica (Eseba) – 05/12, às 8h.

Enredo

Autor do texto original de “O Dia de Alan”, datado de 2013, Vladimir Capella o define como “um drama em que é exposta de forma crua e direta a dor de uma criança diante das dificuldades de enfrentar o mundo”. Ambientada em grande parte numa sala de aula, a peça conta a história de Alan, um garoto que se apresenta diferente das demais crianças de sua escola, sofrendo, por isso, bullying.

“Mais um dia de aula e Alan não conhece todas as palavras. Entre carteiras, quadro negro e papel craft, o menino faz de sua vida um diário aberto. Contudo, uma pergunta sempre o inquieta: ‘De que são feitos os sonhos’. A resposta para esta indagação ainda não encontramos, mas temos uma pista nesta busca, e é ela que nos motiva a criar: ‘Ser diferente é bom’. Enfim, é um espetáculo que aborda a questão da diferença em sala de aula, a partir das relações entre educadores e educandos e destes entre si”, resume Fernandes.

Veja, abaixo, algumas imagens das apresentações recentes da peça nas escolas municipais uberlandenses.

Palavras-chave: teatro peça espetáculo Proae PROEXC dicult PIAC O Dia de Alan