Revista Brasileira de Cartografia passa a ser hospedada na UFU

Periódico integrava o site da UnB

Publicado em 01/11/2018 às 16:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

A RBC publica pesquisas científica nos campos das ciências cartográficas e geodésicas

A Revista Brasileira de Cartografia (RBC), oficial da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), passou a ser hospedada, desde agosto deste semestre, no domínio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A publicação é um dos mais antigos e importantes veículos de divulgação científica nos campos das ciências cartográficas e geodésicas.

A RBC era anteriormente hospedada na Universidade de Brasília (UnB), e a transição de gestão aconteceu por uma necessidade de regularização do fluxo de publicações, que estava atrasado, além da necessidade de uma gestão profissionalizada e conectada ao núcleo de assuntos de interesse do periódico. Já que a UFU possui o Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica a transferência se fez viável.

De acordo com o professor João Vitor Meza Bravo, do Instituto de Geografia da UFU e editor-chefe da revista, esse feito é considerado uma conquista de bastante relevância para a universidade, uma vez que a vinda da RBC para a UFU representa projeção nacional tanto do Campus Monte Carmelo quanto do curso. Conforme explica o editor, a revista cresceu muito nos últimos anos e havia sobrecarga na equipe da UnB, que operava com quantidade reduzida. “Na UFU há o comprometimento de uma equipe maior e, com o auxílio da Edufu [Editora da UFU], estamos ‘profissionalizando’ a editoração”, enfatiza.

A RBC circula desde 1970, já possui chancela da Edufu e está em processo de regularização do conteúdo. Desde que houve a transferência de gestão, a revista é administrada por uma equipe de professores da UFU. Além disso, é a primeira revista acadêmica vinculada ao Campus Monte Carmelo. “Para nós é considerado uma vitória muito importante”, ressalta Bravo.

O objetivo principal da revista é divulgar pesquisas sobre os avanços nos campos do conhecimento da Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Cadastro Técnico Multinalitário, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Seu público-alvo é composto por pesquisadores, professores do magistério superior, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como profissionais de empresas públicas e privadas, envolvidos com atividades nos campos de foco da revista.

Com a vinda da revista para a UFU, todos os artigos já começaram a ser publicados com o Identificador Digital (DOI) e a periodização das publicações está próxima de acontecer. Nesta gestão já foram publicados os números 1 (janeiro/março) e 2 (abril/junho). A publicação do número 3 (julho/setembro) está sendo finalizada e o conjunto dos números periodizará a RBC. O volume 70 se refere a todos os números publicados no ano de 2018 e somente este volume é que conta com artigos no formato da UFU.

Algumas pesquisas apresentadas neste volume são: Estimativa de Irrigação por meio de Sensoriamento Remoto na Bacia Hidrográfica do Alto São Marcos; Análise da Temperatura de Superfície e do Índice de Vegetação no Município de Belém na Identificação das Ilhas de Calor; Camil Gemael: uma vida dedicada à Geodésia. Outros trabalhos podem ser conferidas no Sumário. Todos os integrantes da equipe editorial têm artigos publicados na revista. Há, também, artigos de ex-alunos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica em conjunto com professores do curso.

A RBC aceita manuscritos nas línguas portuguesa e inglesa, dentro das modalidades: artigos originais, artigos de revisão e notas técnicas. Para mais informações, acesse o site da RBC.

Palavras-chave: RBC Engenharia de Agrimensura e Cartográfica revista UFU Divulgação Científica