Dengue

UFU apresenta resultados da campanha de controle do Aedes aegypti

Evento acontece na próxima sexta-feira (30) no Auditório da FAU

Publicado em 28/11/2018 às 17:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza na próxima sexta-feira, 30/11, às 13h30, o “Encontro sobre Mobilização Social para Monitoramento e Controle do Aedes aegypti: Resultados, Avanços e Desafios”.  No evento serão apresentados os resultados e avanços no combate ao mosquito Aedes aegypti em 2018. A atividade será realizada no Auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU), com entrada franca e emissão de certificado. A inscrição deve ser feita via formulário eletrônico (acesse: https://goo.gl/forms/61EwN2Pcd8U5t2ni2).

Durante a atividade, será lançado o livro "Saúde Ambiental, Território e Promoção da Saúde em Maputo, Moçambique", organizado pelos pesquisadores: Samuel do Carmo Lima, José Julião da Silva e Paulo Cezar Mendes.

Projeto

A “Mobilização Social para Monitoramento e Controle do Aedes aegypti: da Universidade à Cidade” foi realizada no segundo semestre de 2018 e contou com a participação de voluntários (estudantes e servidores da UFU) que percorreram os Campi em Uberlândia.

A partir do zoneamento definido pelos próprios participantes, realizou-se uma busca ativa que viabilizou, junto à equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). As solicitações de serviços foram encaminhadas para a Prefeitura Universitária (PREFE), unidade administrativa da UFU responsável pela intervenção física necessária para remoção dos potenciais criadouros para proliferação larvária.

Como desdobramento do projeto, está sendo implementado também o monitoramento das infestações por meio de ovitrampas (ver foto). Os dados desse monitoramento serão levados ao CCZ e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

Monitoramento das infestações é realizado com a utilização de ovitrampas

Serviço:

• Evento: Encontro sobre Mobilização Social para Monitoramento e Controle do Aedes aegypti: Resultados, Avanços e Desafios.
  • Data: 30/11/2018; Horário: 13:30 às 17:30 horas;
  • Local: Auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU).
  • Inscrições: https://goo.gl/forms/61EwN2Pcd8U5t2ni2
  • Evento aberto ao público, com emissão de Certificados.
  • Mais informações: www.sustentavel.ufu.br

Palavras-chave: sustentabilidade dengue projeto