Pular para o conteúdo principal
INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU e Université Pantheón-Assas oficializam acordo de cooperação internacional

O convênio é voltado para estudantes de Comunicação

Publicado em 26/11/2018 às 14:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

 

No dia 9 de novembro foi oficializado o acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Université Pantheón-Assas, Paris 2, após a assinatura do convênio pelos reitores de ambas as instituições. O acordo tem o objetivo de promover a cooperação acadêmica e científica entre as universidades por meio do intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores. Estabelecido com base na igualdade e benefícios mútuos, o acordo propõe que as universidades cooperem em pesquisas de interesses comuns, podendo resultar em publicações conjuntas.  

O convênio é voltado particularmente para estudantes matriculados na graduação ou mestrado na área de Ciências da Informação e da Comunicação, visto que o acordo se refere ao Institut Français de Presse (IFP), que é a Faculdade de Comunicação Social da Universidade francesa e o mais antigo e tradicional Instituto de Pesquisa e Ensino de Jornalismo da França.  

Os frutos desse acordo já vêm sendo colhidos. Em fevereiro de 2019, a jornalista e professora da UFU, Ivanise Hilbig de Andrade, estará presente no Institut Français de Presse como professora convidada, ministrando conferências e cursos de curta duração. Para ela, que tomou frente e idealizou o acordo, essa primeira incursão é uma oportunidade para que as portas se abram a um intercâmbio permanente entre a UFU e a Université Pantheón-Assas. "Apesar de ser um grande desafio para a universidade, devido à necessidade de domínio da língua francesa e conhecimento do cenário midiático da França e da Europa, o acordo culmina em um leque enorme de possibilidades de pesquisas conjuntas entre o Institut Français de Presse e a Faculdade de Educação da UFU, especialmente os cursos de Jornalismo e o Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação, conclui Hilbig.

 
Informações:
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais | UFU
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
Bloco 3P - Sala 3P01 - CEP:38400-902 - Uberlândia - MG - Brasil
 

 

Tels.: +55 (34) 3291-8969 ou 3291-4687

 

 

Palavras-chave: UFU Cooperação internacional Jornalismo 2019

A11y