Como estudar na UFU?

Saiba o passo a passo para ingressar na universidade em 2019

Publicado em 21/12/2018 às 10:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Nos últimos anos a UFU tem oferecido mais de 3 mil vagas para novos alunos (Foto: Milton Santos)

O ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2019 acontece apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, realizado em novembro.
Neste ano serão ofertadas 3.219 vagas em 94 cursos nos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo. Você pode conferir a lista completa e mais informações sobre os cursos oferecidos pela UFU acessando o Catálogo de Cursos.
Para participar da seleção, o candidato deve se inscrever no Portal SiSU, utilizando o número de inscrição do Enem e sua senha, da meia-noite do dia 22 de janeiro até às 23h59 de 25 de janeiro, horário de Brasília. O interessado pode optar por dois cursos e universidades.
A primeira lista de selecionados é liberada no dia 28 de janeiro. Os alunos que forem aprovados nesta chamada devem fazer sua matrícula junto à UFU do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro. Quando selecionado na primeira opção, a segunda é desconsiderada.
Caso o candidato não tenha sido selecionado pela chamada regular em nenhuma das opções, ele tem a possibilidade de participação na lista de espera. O prazo para essa etapa é do dia 28 de janeiro a 4 de fevereiro. A convocação das listas de espera será a partir de 7 de fevereiro pelo Portal de Ingresso da UFU. Atenção: você só pode se matricular na lista de espera para uma das duas opções de curso!
O edital completo é disponibilizado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU) e pode ser acessado por meio do link.

Fique atento ao calendário:
  • Inscrições para o SiSU: 22 a 25 de janeiro;
  • Chamada regular: 28 de janeiro;
  • Matrícula na UFU para os selecionados na chamada regular: 28 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Inscrição para lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Chamadas subsequentes a partir de: 7 de fevereiro.

Palavras-chave: ingresso SiSU Vagas cursos vestibular UFU