Ciência

Projeto sobre música para crianças e jovens com necessidades específicas será realizado na UFU

A proposta é fazer um curso sobre a relação entre comportamento e desenvolvimento musical

Publicado em 21/12/2018 às 12:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Piano é o instrumento utilizado pelos professores (Foto: Marco Cavalcanti)

Um projeto sobre educação musical voltado para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas. Essa proposta do professor José Soares de Deus, do Programa de Pós-Graduação em Música, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGMu/Iarte/UFU), foi uma das aprovadas no Programa Escola de Altos Estudos (EAE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e será executada em 2019.

A iniciativa do docente visa realizar um curso de curta duração sobre o comportamento e o desenvolvimento musical de crianças e jovens com necessidades educacionais específicas, dando ênfase àqueles que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência visual. A ideia surgiu devido à área ser pouca explorada no Brasil.

Como a proposta do Programa Escola de Altos Estudos é desenvolver projetos de cooperação acadêmica internacional, em nível de pós-graduação, com visitas de pesquisadores de alto nível no Brasil, os convidados serão os professores Adam Ockelford, da Universidade de Roehampton, e Graham Welch, do Instituto de Educação, do Colégio Universitário de Londres.

O curso será dividido em três etapas. A primeira será um debate a distância sobre as atividades realizadas pelos participantes, com orientação dos professores. Depois haverá um momento presencial, em que os professores convidados passarão uma semana no Brasil, mais especificamente em Uberlândia, nos dias 18 e 19 de setembro de 2019. Por fim, a última etapa será novamente a distância para discussão e avaliação das atividades feitas pelos participantes.

Além disso, os professores também farão palestras sobre as iniciativas desenvolvidas para o ensino de música para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas na Inglaterra. O curso é voltado para alunos de Pós-Graduação em Música e as inscrições serão realizadas no site do Programa EAE (mais informações ainda serão divulgadas).

O projeto é uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Música da UFU, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udes) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O docente José Soares conta que o projeto permitirá estabelecer uma rede de contatos entre os programas parceiros e as universidades estrangeiras, promovendo um “envolvimento de pesquisadores, profissionais e professores de música, e a comunidade em geral para o fortalecimento dessa área da educação musical”, afirma.

O Programa de Altos Estudos da Capes

O objetivo é apoiar os Programas de Pós-Graduação, promovendo a realização de curtas visitas de professores e pesquisadores, atuantes no exterior, às universidades brasileiras. Cada projeto deverá ser realizado em no máximo 30 dias, sendo divididos em até três períodos, ao longo de um ano.

Os recursos disponibilizados para a execução totalizam 77 mil reais e deverão ser aplicados para a manutenção do projeto, compra de materiais e para a bolsa na modalidade professor convidado do exterior.

Confira o outro projeto da UFU aprovado pelo Programa de Altos Estudos.

Palavras-chave: Educação música Jovens crianças projeto Financiamento