UFU tem 60 pesquisadores aprovados em Edital Universal do CNPq

Os projetos selecionados começam a ser executados neste ano

Publicado em 07/01/2019 às 11:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Para participar do edital, é preciso que o pesquisador tenha o título de doutor, um vínculo com uma instituição e um grupo de pesquisa. (Foto: Milton Santos)

Foi divulgado o resultado preliminar da Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A lista inicial saiu no dia 30 de novembro e contempla 60 pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de diversas áreas do conhecimento, dentre os 5.572 aprovados no projeto. No dia 15 de fevereiro acontece a divulgação final das propostas aprovadas no Diário Oficial da União.

Os pesquisadores participantes do edital foram divididos em três faixas de financiamento: na faixa A, para projetos até R$ 30 mil, foram 2.357 selecionados; a faixa B, com projetos até R$ 60 mil, teve 1.976 escolhidos; a faixa C, por sua vez, contempla 1.237 pesquisadores com projetos de pesquisa até R$ 120 mil.

O Edital Universal é um dos pilares de financiamento da pesquisa por parte do CNPq e um dos editais mais longevos do órgão, criado no final da década de 1960. A divisão por faixas pode ser explicada pelo processo de desenvolvimento de pesquisas no âmbito acadêmico. A faixa A é destinada ao pesquisador iniciante, a faixa B para o pesquisador em processo de consolidação e faixa C é voltada ao pesquisador mais experiente no campo da pesquisa científica.

Dentre os 60 pesquisadores da UFU que se encontram incluídos na chamada, 28 são da faixa A, 21 da faixa B e 11 da faixa C. Os valores de cada uma são definidos pelo Conselho Consultivo do CNPq por meio de estudos e relatórios que demonstram as formas de financiamento da pesquisa no Brasil. Os critérios de elegibilidade exigem que se tenha o título de doutor, um vínculo funcional com uma instituição federal e um grupo de pesquisa (ou estar vinculado a um grupo de pesquisa). Ao todo serão investidos R$ 200 milhões em pesquisas científicas no país através do Edital Universal.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, o incentivo à pesquisa científica “é um processo que precisa continuar como principal vetor de financiamento do CNPq. É claro que, por se tratar de um Edital Universal, precisa passar por uma reestruturação, mas a ideia do financiamento via edital universal para os pesquisadores brasileiros deve ser mantida e ampliada em termos de aporte de recursos financeiros”.

No processo de seleção, a análise do currículo do pesquisador é levada em consideração para avaliar a sua atuação na área de pesquisa, o mérito do projeto e se realmente tem relevância no campo científico acadêmico. Também são avaliados quesitos de repercussão ou impactos da pesquisa na sociedade e se é exequível dentro da faixa de financiamento determinada. No processo de avaliação, que é comparativo, esses critérios são observados e ao final uma nota de corte é atribuída. O pesquisador que estiver participando do processo seletivo precisa atingir a marca de 81 pontos para entrar no financiamento. Essa nota de avaliação vale para todas as três faixas de financiamento.

Veja todos os aprovados na página do CNPq.

Palavras-chave: Ciência; CNPq; Pesquisa Científica