Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

22/02/2019 - 16:41 - Atualizado em 20/03/2019 - 13:55
13 coisas que você precisa saber ao entrar na UFU
Do ingresso à formatura
Por: 
Mariana Oliveira
Março já está aí e, segundo o calendário acadêmico, as aulas do primeiro semestre letivo de 2019 começam no dia 11. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foram mais de 3 mil vagas disponibilizadas em 94 cursos de graduação nos sete campi da UFU. E para você, calouro, não ficar perdido preparamos uma lista de coisas que vão te ajudar durante os anos que passará conosco!
 
 
1- Programação de recepção

 

Alec Guinness em Star Wars
 
Todos os semestres a Comissão Permanente de Recepção aos Estudantes Ingressantes organiza uma série de atividades para os calouros da UFU. Nelas é possível conhecer espaços, serviços e até um pouco dos gestores da universidade. A programação completa está disponível no portal de eventos.
 
Além da recepção geral, cada curso também tem sua própria. Para saber mais, entre em contato com sua coordenação, centro ou diretório acadêmico.
 
2- Todos a bordo!
 
 

 

Cena do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
 
Os intercampi são ônibus gratuitos que fazem translado entre os campi nas cidades de Uberlândia, Monte Carmelo e Ituiutaba. Eles funcionam de segunda a sexta durante a manhã e à tarde. Para utilizar o serviço basta apresentar para o motorista do ônibus a Identidade Acadêmica ou grade horária acompanhada de documento com foto. Os horários completos estão disponíveis no aplicativo (Android ou IOs).
 
3- Treixx? Almoço por treixx reaixx???
 

Montagem de Raquel Amaral no programa É de Casa

 
O Restaurante Universitário (RU) é uma opção para todos os alunos realizarem suas refeições pagando apenas R$3,00. São oferecidos almoço e jantar especialmente preparados pelos nossos nutricionistas.
 

 
4- Bibliotecas
 

 

 
Alexis Bledel em Gilmore Girls
 
O Sistemas de Bibliotecas (Sisbi) é formado por sete bibliotecas localizadas em todos os campi da UFU, além da Escola de Educação Básica (Eseba) e Hospital das Clínicas de Uberlândia (HCU). Os espaços são abertos ao público interno e externo à universidade, mas alguns serviços são disponibilizados apenas para a comunidade acadêmica, como o empréstimo de materiais e o uso de alguns espaços específicos.
 

 
5- Não precisa gastar o 3G!
 

 

 
Ellie Kemper em Unbreakable Kimmy Schmidt
 
Ao entrar na UFU, você tem acesso à internet sem fio em todos os campi. O serviço é oferecido pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e, para utilizá-lo,  é necessário criar um e-mail institucional. A partir disso, você pode ter acesso a duas redes wi-fi: a UFU-Portal e a UFU Institucional. O Portal solicita o login em todos os usos, já o Institucional requer que a conexão seja feita apenas uma vez. Em caso de dificuldade de conexão, consulte este post elaborado pelo Diretório Central Estudantil (DCE).
 
Além do acesso ao wi-fi, seu e-mail institucional também te dá acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), um portal de periódicos mantido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira o manual de acesso ao sistema.
 
6- UFU no seu celular
 
 
Emily Hampshire em Schitt’s Creek
 
Também criado pelo CTI, o UFU Mobile é um aplicativo para dispositivos móveis que reúne quase tudo que você precisa saber sobre a universidade no dia a dia.
 
Nele são de livre acesso os horários do intercampi, o cardápio do RU, mapa dos campi e notícias do Comunica UFU. Se você utilizar o login pelo Portal do Estudante, são liberados mais três funcionalidades: a grade horária, notas e faltas e um sistema de mensagens.
 
Você pode fazer download nos sistemas Android e IOs.
 
7- Bolsas
 

 

 
Busy Philipps no Busy Tonight
 
A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é a responsável pelo Programa de Bolsas de Assistência Estudantil. Ele é composto por auxílios que abrangem diferentes demandas, como moradia, alimentação, transporte, entre outras, contribuindo para a permanência dos estudantes na universidade, com qualidade de vida.
 

 
8- Torne-se um pesquisador!
 

 

 
Fred Armisen em Portlandia
 
Durante a graduação você poderá se envolver com diferentes atividades extra-aula, uma delas é a pesquisa. A UFU, por meio de editais, oferece oportunidades como o Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
 

 
9- Do you speak English?
 

 

 
Toby Schmitz em Black Sails 
 
O Idiomas sem Fronteiras (IsF) é uma política governamental que busca promover a internacionalização do ensino superior por meio da língua. A UFU é uma das instituições parceiras do programa e oferece aulas presenciais gratuitas de Língua Portuguesa para estrangeiros, Inglês, Espanhol e Francês. Além disso, também é possível se matricular para cursos online, também gratuitos, de Alemão, Inglês, Italiano e Japonês. Para saber mais sobre as duas modalidades de ensino você pode acessar o site do IsF.
 
Outra oportunidade é a Central de Línguas (Celin), vinculada ao Instituto de Letras e Linguística (Ileel). Nela são ofertadas aulas de Inglês, Francês, Espanhol e Alemão, na modalidade presencial, cobrindo os níveis A1, A2, B1 e B2. Nesse caso, o curso é pago e o preço é referente a um semestre. Para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica a Proae oferece bolsas de 50% ou 75% de desconto. Mais informações sobre vagas e valores você pode consultar no portal Celin.
 
10- Esportes!
 

 

 
Neymar Jr. durante a Copa do Mundo de 2014
 
A Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu) é a responsável por incentivar a prática esportiva, recreação e lazer na UFU. Ela promove eventos como a Olimpíada Universitária e o Agita UFU, além de disponibilizar materiais e espaços físicos para a prática esportiva.  
 

 

 
11-  Saúde mental é importante SIM!
 

 

 
Rob Lowe em Parks and Recreation
 
Visando à qualidade de vida e ao bom desempenho acadêmico, a UFU oferece assistência psicológica para os alunos. A responsável por esse serviço é a Divisão de Saúde (Disau), ela acolhe, orienta e realiza ações de promoção à saúde.
 
O acolhimento acontece em até quatro sessões, onde os profissionais buscam compreender a demanda do estudante. Para participar, você deve comparecer à sala 125 do bloco 3E, Campus Santa Mônica, onde funciona a Disau.
 
Em Uberlândia, os atendimentos acontecem por ordem de chegada, com o limite de atendimento de quatro estudantes por período, sendo realizados todas terças e quartas-feiras, das 7h30 às 10h30 e quartas e quintas, das 13h às 15h.
 
Nos campi fora de sede, os estudantes podem solicitar atendimento pelos telefones: (34) 3823-1917 (Patos de Minas), (34) 3810-1016 (Monte Carmelo) e (34) 3271-5205 (Pontal).
 
12- Segurança é prioridade
 

 

 
Ken Jeong em Community
 
A Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (Divig) tem um sistema de denúncias via WhatsApp, o UFU Segura. Ele funciona nos quatro campi de Uberlândia, de segunda a domingo das 7h às 23h. Caso você observe alguma situação de risco, pode entrar em contato por meio do chat no número (34) 99996-4597.
 
13- Aproveite seus anos de UFU, eles passam rápido!
 
 
 

Tweet da aluna de Letras-Português, Lais Felix Lopes

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal