Pular para o conteúdo principal
Saúde

HCU registra aumento em doações de órgãos

Houve redução da taxa de recusa familiar para doação

Publicado em 27/02/2019 às 18:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Doações de órgãos em 2018 teve aumento de 110% em relação a 2017 (foto: Marco Cavalcanti)

Apesar de Minas Gerais ter registrado queda no número de doações de órgãos no ano de 2018, o HCU-UFU teve um aumento de 110% nas doações de múltiplos órgãos e tecidos em relação ao ano anterior. Outro índice positivo alcançado pelo hospital foi a redução significativa da taxa de recusa familiar para doação de múltiplos órgãos e tecidos: de 43,75%, em 2017, para 34,48%, no ano passado. O valor é inferior à taxa nacional de recusa (44%) e a estadual (66%), segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).   

De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o empenho das equipes de todo o hospital foi fundamental para o alcance destes resultados positivos. "Além da ampliação dos exames complementares, da agilidade na realização dos testes clínicos, manutenção do potencial doador e na melhoria do acolhimento familiar, tudo isso possibilitou o aumento das doações", destaca a assistente social da CIHDOTT,  Lidiane Natalícia Costa.

MG Transplantes

Após a autorização das famílias para a retirada dos órgãos, a CIHDOTT elabora um processo com documentos do doador e laudos que comprovam a morte encefálica. Este processo é encaminhado para a Central Estadual de Transplantes do MG Transplantes que é responsável pela distribuição dos órgãos, seguindo o cadastro nacional, e pela logística de captação dos mesmos pelo país.  

Palavras-chave: doação órgãos HCU aumento

A11y