UFU abre inscrições para congresso de técnicos que fazem ciência

Servidores podem se inscrever gratuitamente até 19 de maio e enviar trabalhos até 5 de abril

Publicado em 27/02/2019 às 14:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Próxima reunião da Comissão Organizadora acontecerá no dia 14 de março, na Diretoria de Pesquisa (Foto: Alexandre Costa)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoverá, nos dias 22; 23 e 24 de maio, no Campus Umuarama, o I Congresso de Pesquisa de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), em conjunto com o I Simpósio de Assistência Estudantil. As inscrições são gratuitas e estão abertas a técnicos de qualquer instituição federal de ensino até 19 de maio no site do evento.

O objetivo é abordar as relações entre o trabalho dos servidores técnicos e as pesquisas científicas desenvolvidas na universidade, além de fomentar a iniciação e a continuidade das pesquisas realizadas por esses profissionais. Três mesas-redondas, com servidores da UFU e convidados, abordarão temas como o lugar do técnico na institucionalidade universitária, gestão por competência e a formação discente no ensino superior.

A palestra de abertura, "A presença ausente do profissional técnico administrativo na universidade brasileira", será ministrada pelo psicólogo Arthur Schlunder Valle, que é servidor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor da dissertação Trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFMG: inserção institucional e superação da subalternidade. Outra palestra, com a pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maísa Miralva da Silva, tratará do papel dos técnicos na formação dos estudantes.

Haverá também exposição de trabalhos científicos escritos pelos técnicos. Os interessados em expor devem enviar resumo até 5 de abril por meio de formulário eletrônico e podem escolher entre expor na modalidade “pôster” ou “apresentação oral”. Os resumos aprovados serão publicados em um livro eletrônico. As orientações para produção e apresentação dos trabalhos estão disponíveis no site do congresso.

Assista à entrevista do diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del Claro,

à jornalista Eliane Moreira para o podcast Comunica UFU

O servidor Eunir Augusto Reis Gonzaga, lotado na Prefeitura Universitária e doutorando em Geografia, faz parte da comissão científica do congresso e tem expectativa de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas. Ele acredita que o evento vai incentivar os técnicos a desenvolver pesquisas científicas e “compreender de que forma as pesquisas podem contribuir com as demandas de trabalho na UFU e também com a sua comunidade”.

A pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, Elaine Calderari, também é servidora técnica e afirma que o evento será um momento singular e essencial para construção de uma nova cultura de acesso e indução à pesquisa para todos os servidores da universidade. “Gostaríamos de estar fazendo a vigésima edição, mas estamos dando o passo inicial de um mudança de paradigma”, diz.

Calderari relaciona a importância dos técnicos aos três pilares que compõem a universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Os técnicos administrativos são os responsáveis pela sua estruturação, gerenciamento e manutenção e, exatamente por essas atribuições, sua participação nas três áreas é relevante para a própria compreensão dos processos, acesso ao conhecimento e melhoria de sua atuação profissional”, afirma a pró-reitora. “Também destaco que não se trata de substituições de funções, mas do reconhecimento e incentivo do potencial de todas as categorias”, completa.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), e conta com apoio do PET Engenharia Biomédica, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Confira a programação completa no Portal de Eventos da UFU. Mais informações podem ser obtidas via e-mail: congressotaesufu@gmail.com.

Palavras-chave: Ciência pesquisa técnicos