Pular para o conteúdo principal
Exame de proficiência

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros 2019

Inscrições para exame encerram nesta quinta-feira, 28 de março

Publicado em 26/03/2019 às 12:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Foto: Divulgação)

 

Estão abertas as inscrições para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O prazo para se inscrever no exame vai até 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 28 de março.

O exame brasileiro oficial que certifica proficiência em Português como língua estrangeira consiste em duas partes, oral e escrita, que serão aplicadas nos dias 28, 29 e 30 de maio.  Os interessados deverão realizar a inscrição pelo site da Celpe, e terão até 29 de março para efetuar o pagamento  da taxa de inscrição.

Após o registro, o número e senha cadastrados serão solicitados para acompanhar a inscrição, consultar e imprimir o Cartão de Confirmação e acessar os resultados individuais pela internet. O país e o posto onde serão realizadas as provas também são definidos durante a inscrição.

 

Celpe-Bras

O Celpe-Bras é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ele é aceito como comprovação de proficiência no uso da Língua Portuguesa pelas Instituições de Ensino Superior (IES), para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame certifica quatro níveis de proficiência, é preciso alcançar, tanto na parte escrita quanto na parte oral, pelo menos o nível intermediário. O resultado das aplicações será divulgado em 8 de agosto.

Todas as informações detalhadas estão disponíveis no edital do Celpe.

Os resultados são publicados no Diário Oficial da União (DOU) (Foto: Divulgação)

Palavras-chave: Celpe-Bras Exame de proficiência Certificação Língua Portuguesa

A11y