Pular para o conteúdo principal
Saúde

HCU participa do projeto ‘Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil’

Medidas fizeram reduzir pneumonias associadas à ventilação mecânica

Publicado em 21/03/2019 às 17:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Iniciativa pode salvar 8.500 vidas nas UTIs dos 119 hospitais da rede pública participante (foto: Milton Santos)

 

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, visitou o Hospital de Clínicas, na tarde do dia 19/03. Ele conheceu de perto os resultados conquistados pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, depois da implantação do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala” uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com hospitais, que buscam fomentar a melhoria das condições assistenciais do cuidado.

Um dos destaques no HCU foi a redução das Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica que ultrapassou a meta pactuada com o Ministério da Saúde. De acordo com a Gerente de Risco, Cristiane Fernandes, “a linha de base era 13,3%, tendo sido pactuada a redução para 9,3% em até 18 meses, mas conseguimos reduzir para 8,33% em sete meses”, comentou.

O reitor parabenizou a equipe pelos excelentes resultados obtidos no projeto que coloca o HCU nos mesmos níveis dos grandes hospitais do Brasil. Do ponto de vista da administração superior é o reconhecimento de um trabalho que envolve profissionais em diferentes níveis e atividades. “Percebi que todos estão motivados e engajados em melhorar ainda mais esses números”, destacou.

“O resultado é fruto do esforço e da dedicação de todos”, afirmou o enfermeiro Newton de Paula Ferreira Junior, “com o projeto o hospital vem diminuindo índices de infecção, é a gente fazendo mais do mesmo, da melhor maneira possível”, comentou.

Segundo dados do projeto a medida prevê a redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos, e principalmente, pode salvar 8.500 vidas nas UTIs dos 119 hospitais da rede pública participante.

 

Palavras-chave: saúde HCU UTI REITOR projeto pacientes

A11y