Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

20/03/2019 - 18:04 - Atualizado em 21/03/2019 - 14:02
Recepção ecológica a calouros do Pontal e acordo com Observatório Social são destaques
Eleição para Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnica e homenagem a docente estão no Informe UFU
Por: 
Marco Cavalcanti

Mobilização

Neste início de semestre letivo os calouros do curso de Ciências Biológicas do Campus Pontal, em Ituiutaba, foram recepcionados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Bio Pontal e pelo Coletivo Goiabal Vivo.

O objetivo dos grupos foi, além de fazer a integração com os novos alunos, apresentar aos ingressantes a importância biológica do Parque do Goiabal, as ameaças à sua fauna e flora, e a necessidade de preservação da área, localizada ao lado do campus da UFU. Após a apresentação, veteranos e calouros foram até o parque para recolher lixo do local.

 

Cooperação

A UFU e o Observatório Social do Brasil (OSB) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica no dia 27 de fevereiro, na OAB Uberlândia. O objetivo é a cooperação técnico-científica entre as partes, o compartilhamento de conhecimento técnico-científico, a realização de ações conjuntas nas áreas de transparência pública, controle social e prevenção à corrupção, eficiência da gestão pública, ética e integridade nas relações entre o público e o privado.

Um Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. O acordo foi celebrado com o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU.

Entre os compromissos assumidos está o de fomentar a participação voluntária de acadêmicos e docentes da UFU junto aos Observatórios Sociais do Sistema OSB em Minas Gerais, tanto na fase de instalação quanto no desenvolvimento de suas ações locais.

Assinaram o acordo, o vice-reitor, Orlando César Mantese (foto), e o Presidente do Observatório Social do Brasil, Sr. Ney da Nóbrega Ribas. O coordenador da Ação, por parte da UFU é o professor Vidigal Fernandes Martins, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic).

 

Escolas técnicas

O diretor da Escola Técnica de Saúde da UFU, Douglas Queiroz Santos (4º na foto), foi eleito, no dia 19 de fevereiro, 1º vice-presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). A eleição ocorreu na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O presidente eleito foi o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Zilmar Rodrigues de Souza (3º da esquerda para a direita).

 

Reconhecimento

O professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (Desco/Famed/UFU), Danilo Borges Paulino (na foto, à esquerda), recebeu da Universidad Miguel Hernández (UMH), da Espanha, no fim de fevereiro deste ano, o diploma de Professor “Colaborador Honorífico”.

O docente faz doutorado sanduíche decorrente de convênio de dupla titulação estabelecido entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Medicina da UMH. A premiação é um reconhecimento da UMH por aulas ministradas por Paulino durante os intervalos de suas atividades de pesquisa. As aulas, à convite e sem retribuição econômica, foram na área de Saúde Pública/Saúde Coletiva, com os temas e metodologias de ensino-aprendizagem com os quais trabalha na UFU.

Em sua tese de doutorado Paulino investiga as relações familiares das pessoas transexuais e seu impacto nas condições de saúde dessa população.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal