Recepção

Recepção a ingressantes terá palestras e ações solidárias

Estudantes de diversos cursos da UFU promovem campanhas para recepcionar calouros

Publicado em 08/03/2019 às 12:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Semana de Recepção aos Ingressantes será realizada de 12 a 14 de março (foto: Marco Cavalcanti)

Na próxima semana, 11/3, tem início o semestre letivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Junto com ela, inicia-se também a Semana de Recepção dos Ingressantes, ato oficial da universidade que você pode acompanhar pelo Portal de Eventos. Mas, sabia que os veteranos dos cursos oferecidos pela UFU também promovem algumas ações para receber os novatos? E o chamado “trote solidário”, que são campanhas de cunho social e voluntário, como doações de mantimentos, sangue e tratamento de animais abandonados.

Os veteranos do curso de Fisioterapia, juntamente com a Liga de Doação de Sangue e Medula da Universidade Federal de Uberlândia (Lids/UFU), formada por alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, entre outros, e Hospital de Clínicas  de Uberlândia (HCU), irão se juntar aos calouros para doar sangue e se cadastrarem como doadores de medula óssea.

A ação ocorre no dia 12/3 e os participantes se encontrarão às 8h30 na entrada do hemocentro, localizado à Av. Levino de Souza, 1.845, no bairro Umuarama. De acordo com Amanda Souza, que faz parte da diretoria da Lids, a doação de sangue é de extrema importância e pode ajudar a salvar muitas vidas, “Começar a pensar nessas coisas na universidade é muito importante. A nossa intenção neste semestre é envolver a doação de sangue nessa etapa”, afirma. Ela ainda convida os cursos que ainda não realizam esse tipo de ação para que levam seus calouros ao hemocentro para realizar a doação. “Alguns minutos compartilhados podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas e não há melhor forma de iniciar uma etapa tão gostosa e importante da vida do que compartilhando amor”, finaliza.

Calouros e veteranos poderão participar de campanha de doação de sangue (Foto: Arquivo Dirco)

Os cursos participantes da Atlética Monetária da UFU - Relações Internacionais, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas , Gestão da Informação - irão se concentrar na quarta-feira,  13/03, às 9h no saguão do Bloco 5S (em frente à biblioteca do Campus Santa Mônica). Eles sairão em mutirão às 9h30 pelos bairros Santa Mônica e Finotti arrecadando mantimentos que serão doados para instituições que fazem assistência de população vulnerável na cidade. Ainda, quem não puder participar do mutirão poderá deixar sua doação de alimentos no saguão do Bloco 5S durante todo o dia.

Os discentes da Faculdade de Direito irão aceitar doações de agasalhos durante todo o mês de março e o ponto de coleta será na sede do Diretório Acadêmico XXI de Abril, no Bloco 3D. Além disso, haverá a realização de doação de sangue e cadastro para doadores de medula na quinta-feira, dia 14/03, a partir das 14hh. Os alunos se encontrarão no campus Santa Mônica, de onde sairão em direção ao hemocentro no bairro Umuarama.

Programação da Semana de Recepção dos Ingressantes:

CAMPUS SANTA MÔNICA

Local: Auditório 3Q

Data: 12 de março

8h e 19h: Recepção de Boas-vindas aos Ingressantes 2019-1

9h30 e 20h30: Conheça a UFU

Data: 13 de março

14h: Palestra "Tempo e temporalidades: aprendendo como administrar o tempo", com Prof. Klênio Sousa (Dipae/UFU)

15h30: Campus Tour, cohecendo o Campus Santa Mônica e as entidades estudantis

CAMPUS EDUCAÇÃO FÍSICA

Local: Auditório CENESP

Data: 12 de março