INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU recepciona novos alunos estrangeiros

Equipe da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais dá as boas-vindas aos acadêmicos em mobilidade internacional ingressantes neste semestre

Publicado em 19/03/2019 às 09:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Programas de Mobilidade e Convênios de Cooperação possibilitam a vinda de estudantes estrangeiros para a Universidade Federal de Uberlândia, assim como o envio de alunos da UFU para universidades do exterior. (Foto: Hermom Dourado)

Nesta segunda-feira, 18 de março, a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (DRII/UFU) promoveu atividades de recepção aos estudantes que estão ingressando na instituição neste semestre, por meio do Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação estabelecidos com universidades de outros países.

No período matutino, o encontro foi realizado na Sala de Reuniões dos Conselhos e teve início com o oferecimento de um café da manhã, ao som de músicas brasileiras interpretadas pela cantora Lorrayne Tomé, acompanhada ao violão por Heber Trindade – ambos acadêmicos do curso de Música da UFU.

O responsável por repassar as informações aos novos intercambistas foi o atual diretor da DRII, professor Waldenor Barros Moraes Filho. Utilizando um tom descontraído, ele explicou aos recém-chegados algumas peculiaridades culturais e linguísticas do Brasil e fez questão de ressaltar que todos são muito bem-vindos à instituição. “Somos um país que possui problemas de violência, mas tem um povo caloroso e acolhedor. Ao longo destes 20 anos em que a UFU recebe alunos estrangeiros, tivemos apenas um caso envolvendo problemas sérios de preconceito e intolerância e que foi devidamente punido. Podem ter certeza de que vocês não estão tomando o lugar de nenhum brasileiro e merecem o mesmo tratamento respeitoso que os nossos demais estudantes”, disse.

Moraes também aproveitou o ensejo para relatar a estrutura administrativa e regras gerais de funcionamento da UFU. Além disso, apresentou os demais membros que compõem a equipe da DRII e estão à disposição para auxiliar os acadêmicos estrangeiros tanto em termos de questões burocráticas quanto na solução de tudo o que envolve a rotina deles na universidade.

No período da tarde, o evento foi na Sala de Reuniões da DRII e abriu espaço para que os novos alunos estrangeiros interagissem com a equipe responsável pela recepção e tirassem as eventuais dúvidas que ainda possuíssem.

Palavras-chave: DRII UFU Mobilidade Internacional ingressantes estrangeiros recepção boas-vindas