EVENTO INTERNACIONAL

XV Fórum Brafitec ocorre em Uberlândia

Programada para os dias 5 a 8 de junho e organizada em parceria por UFU, UFTM e IFTM, edição deste ano traz ênfase na formação dos engenheiros

Publicado em 22/04/2019 às 11:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Fórum promove debates entre as principais autoridades do Brafitec no Brasil e na França. (Foto: arquivo/UFRJ)

Fórum realizado anualmente e sendo sediado alternadamente na França e no Brasil, o Brafitec está chegando em 2019 à sua décima quinta edição. Nesta oportunidade, o tema central é “Engenheiro sem Fronteiras: Formação Humanística e Socialmente Referenciada” e o evento está sob responsabilidade de três instituições mineiras: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A programação ocorre de 5 a 8 de junho.

O Programa Brafitec conta com financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do lado brasileiro, e de três órgãos do lado francês: Ministério da Europa e Relações Exteriores (MEAE/Embaixada da França no Brasil), Ministério de Educação Superior, Pesquisa e Inovação (Mesri) e Delegação para Assuntos Europeus e Internacionais (DEIA). Neste contexto, o fórum se propõe a realizar um balanço anual dos projetos vinculados ao programa, assim como a promover novas parcerias com base no mesmo.

Presidente da Comissão Organizadora do evento, a professora Vera Lúcia Donizeti de Sousa Franco, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, explica que a escolha da temática central desta edição reflete a preocupação com a formação do engenheiro que, para além das competências técnicas, precisa oferecer respostas aos problemas sociais, ambientais e éticos. “A demanda atual exige que os engenheiros atuem na fronteira do conhecimento das engenharias e possuam habilidades como liderança, planejamento, gestão estratégica e aprendizado de forma autônoma. Em outras palavras, demanda-se crescentemente uma formação técnica sólida, combinada a uma formação mais humanística e empreendedora”, frisa.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o XV Fórum Brafitec, acesse o seu site oficial.

Palavras-chave: DRII Propp UFU forum Brafitec evento internacional inscrições

Conteúdo relacionado