CIÊNCIA

Série do Comunica UFU apresenta pesquisas sobre produtos naturais

Instituto de Química investiga propriedades medicinais de plantas, fungos e substâncias sintéticas

Publicado em 17/06/2019 às 09:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, suas propriedades e as leis que regem as suas transformações. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisadores do Instituto de Química têm se dedicado, entre outras áreas, a investigar os produtos naturais, especialmente da nossa região, e como eles podem ser utilizados para melhorar a saúde da nossa população.

Algumas dessas pesquisas sobre produtos naturais desenvolvidas em Uberlândia serão contadas em uma série do portal Comunica UFU, a partir desta terça-feira, 18 de junho. Nesta data se comemora o Dia do Químico, pois neste dia, no ano de 1956, foi promulgada a “Lei Mater dos Químicos” - Lei nº 2800/56.

Falaremos sobre fungos e plantas como araçá-roxo, mulungu, araticum e fedegoso-do-mato e também contaremos como substâncias sintéticas podem gerar novos medicamentos. Os cientistas da UFU estão analisando os usos dessas espécies que a população já faz e investigando novas possibilidades.

Acompanhe, de 18 a 26 de junho, em www.comunica.ufu.br.

Palavras-chave: Química série produtos naturais