Projeto da UFU mapeia acidentes causados por escorpiões em Uberlândia

Publicado em 17/07/2019 às 11:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Para elaboração do primeiro boletim, alunos do projeto realizaram visita técnica ao Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia. (Foto: Divulgação)

Intitulado “Boletins Epidemiológicos de Uberlândia”, um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) tem coletado informações importantes na maior cidade do interior de Minas Gerais. De posse dos dados epidemiológicos registrados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, os acadêmicos de Medicina da UFU fazem análises e produzem textos que são disponibilizados no site da Secretaria Municipal da Saúde.

O primeiro boletim produzido pela equipe do projeto foi assinado por três alunos e dois docentes e publicado neste mês de julho. O professor Stefan Vilges de Oliveira é o responsável pela coordenação dos trabalhos e explica que a temática abordada por este volume foi “Escorpionismo”, que são os acidentes produzidos por picadas de escorpiões. “Elaboramos um material bem completo e que pode ser acessado na íntegra gratuitamente, via arquivo de pdf, por todos os interessados”, comenta.

Aprendizado

Ainda de acordo com Oliveira, os próprios estudantes também estão entre os beneficiados desta iniciativa. “Isso acontece porque, além de produzir as informações epidemiológicas para as autoridades municipais de saúde, estes acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar as práticas no Sistema Único de Saúde (SUS), o que permite a troca de saberes e o crescimento de todos os envolvidos, propiciando ações mais efetivas para a prevenção e controle de doenças e/ou agravos na nossa cidade”, ressalta o coordenador.

Os próximos boletins que estão sendo elaborados pela equipe para disponibilização no mesmo canal – sendo um novo a cada bimestre – abordam as seguintes temáticas: “Leishmanioses”; “Atendimentos Antirrábicos”; “Acidentes Produzidos por Serpentes; “Acidentes Produzidos por Abelhas” e “Intoxicações Exógenas”.

Palavras-chave: Famed Medicina UFU projeto extensão PROEXC boletins epidemias saúde Uberlândia