Representatividade

Projeto da UFU realiza casamento LGBT+

O SOMOS transformou em realidade o sonho de oito casais

Publicado em 05/07/2019 às 13:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O casamento só foi possível por conta das doações. (Fotos: Alexandre Costa)

Na noite da quarta-feira, 3/7, aconteceu o primeiro casamento coletivo LGBT+ organizado pelo projeto SOMOS, do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup/UFU). O evento oficializou a união de oito casais e contou com apoio de doações.

Camila Paiva, uma das coordenadoras do grupo, conta que a demanda surgiu ainda no ano passado, junto à onda de casamentos coletivos LGBT+ que aconteceu pelo Brasil. Já havia uma movimentação em Uberlândia para que fosse realizado na cidade e com o apoio do SOMOS isso foi possibilitado. “Eu ofereci fazer isso através do projeto porque a gente tem toda a estrutura e ficaria mais fácil”, conta Paiva.

O casamento visou atender casais da comunidade LGBT+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foram diversas parcerias para a realização da festa, entre elas foram doados e/ou subsidiados por doações o local, o cerimonial, o buffet e outros. Paiva destaca que o único gasto que os casais tiveram foi com as despesas do cartório, que ficaram em R$ 90,00 por casal, e o pagamento da parte do buffet que não pode ser subsidiada pelas doações.

Viviane Albuquerque foi uma das noivas e conta que a equipe do projeto SOMOS foi desde o início muito atenciosa e cuidadosa com os detalhes para o casamento, “nossa preparação foi mais no dia da cerimônia, mas tivemos uma reunião anterior onde foram sanadas as dúvidas”. Ela e sua esposa, Lívia Vieira, estão juntas há seis anos e viram nesse evento a oportunidade de formalizar a união. “Eles estão proporcionando a realização de um sonho”, conta.

O casal Viviane e Lívia oficializaram a união após seis anos juntas. (Foto: Alexandre Costa)

O evento contou com a presença do diretor de Cultura Alexandre Molina e da Diretora do Foro de Uberlândia Maria Elisa Taglialegna, que representaram respectivamente a Universidade Federal de Uberlândia e o Poder Judiciário, demonstrando apoio à iniciativa.

Sobre o SOMOS

O grupo foi criado em outubro de 2018 a partir do grande aumento nos números de casos de violência contra membros da comunidade LGBT+. O objetivo é fornecer assessoria jurídica e garantir os direitos desse grupo. Sendo um projeto de extensão ligado à universidade, também promove palestras, simpósios, eventos e materiais físicos e digitais que buscam a divulgação dos direitos LGBT+. Atualmente, estão à frente do projeto os advogados Breno Valadares e Camila Paiva.

Palavras-chave: casamento coletivo LGBT+ Esajup SOMOS