CIÊNCIA

Revivendo a infância com as crianças

Projeto Conexão Erê, do Teatro da UFU, trabalha com a beleza em pequenas descobertas

Publicado em 23/07/2019 às 10:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Mariene Perobelli e

Fernando Aleixo são os responsáveis pelo projeto (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Você se lembra do sentimento de alegria e a empolgação de quando criança em estar descobrindo o mundo? Sentindo o vento no rosto, a sensação de pisar na grama, de sentir a chuva, o sabor de uma fruta, de parar e observar uma flor, o voo de um inseto, gotas de orvalho numa teia de aranha? São pequenos detalhes como esses que o programa de extensão Conexão Erê, do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), busca reviver. Atores, pesquisadores, pais e professores de Teatro, Fernando Aleixo e Mariene Perobelli são os idealizadores do projeto que busca trabalhar as relações de vínculo, motricidade, linguagem e imaginação na acolhida das crianças no mundo.

O projeto, criado há mais de cinco anos, teve início na Cidade do Cabo, na África do Sul, enquanto Perobelli desenvolvia sua pesquisa de doutorado em Artes Cênicas junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) sobre Artes Cênicas, Infância e Ancestralidade, e Aleixo trabalhava em sua pesquisa de pós-doutorado sobre Corpo, Voz e Ancestralidade; ambos estagiando na University of Cape Town (Universidade da Cidade do Cabo). Segundo os pesquisadores, a cidade serviu de inspiração, seja pela grande ligação da população local com a ancestralidade ou pelo fato de ser a segunda maior cidade da África do Sul e considerada uma das mais belas do mundo. Ter como pano de fundo a Table Mountain (Montanha da Mesa) e a imensidão do oceano foi um gás a mais para a imersão na proposta que reconhece a importância do convívio direto com os elementos da natureza, afirma Perobelli.

O programa tem o intuito de levar, de maneira inovadora e acessível, as pesquisas e os dados obtidos por meio dos trabalhos desenvolvidos na universidade para a população em suas diferentes camadas sociais. Conexão Erê busca trabalhar em duas frentes: a primeira com estudos, pesquisas e projetos que abordem a infância; a segunda frente são produções artísticas voltadas para famílias com crianças. Segundo os pesquisadores, os trabalhos desenvolvidos são pensados para produzir e disponibilizar conhecimento e saberes fundamentados em pesquisas teóricas e práticas. “Buscamos meios e estratégias de transmitir o conhecimento de modo acessível para pais, mães, educadores, cuidadores e profissionais da infância. Nesse sentido, elaboramos palestras, cursos, oficinas, vivências, publicações de vídeos, livros e artigos sobre o tema”, explica Perobelli.

O projeto é mantido por meio de ações e estratégias desenvolvidas pelos idealizadores, pois eles não recebem nenhum tipo de fomento ou incentivo financeiro. Uma das estratégias recentemente utilizadas foi a criação de uma campanha de financiamento coletivo (já encerrada) para produção do “Erê Miniatura”, o primeiro álbum musical do projeto, composto por 20 canções criadas para famílias com crianças. Os professores relatam que as canções foram inspiradas nos vínculos tecidos com os filhos e buscam, por meio da música, trazer poesia e melodia para a vida cotidiana familiar: o brincar, as birras, o ninar, as descobertas, as rotinas, os afetos, as transformações e vínculos familiares. Outro projeto ligado ao Erê Famílias é o quadro CPI dos Pais (Central dos Problemas da Infância), que é transmitido semanalmente no programa Trocando em Miúdos na Rádio Universitária 107,5 FM Universidade Federal de Uberlândia.

Segundo Aleixo, todas essas ações buscam melhorar e expandir cada vez mais o projeto. O professor afirma que o intuito do Conexão Erê é a criação de uma rede de pais que sejam engajados em aprender como lidar melhor com seus filhos.

Palavras-chave: Conexão Erê teatro extensão UFU