Pular para o conteúdo principal
Seminário

Financeirização da educação é tema de seminário na UFU

O evento acontece no dia 22 de agosto na UFU

Publicado em 19/08/2019 às 11:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

 

O evento é realizado pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri) (foto: Marco Cavalcanti)

 

Na próxima quinta-feira, 22 de agosto, acontece, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o seminário: “Financeirização da Educação no Brasil: da educação básica à superior”, realizado pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri). 

O evento conta com palestra dos professores Cristina Helena Almeida de Carvalho e Claudio Roberto Amitrano que, recentemente, concluíram juntos uma pesquisa sobre o tema. Carvalho é economista, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora da expansão e do financiamento da educação superior no Brasil há mais de 20 anos. Foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) junto ao Ministério da Educação (MEC) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Desde 2011, é professora do Departamento de Planejamento e Administração da Educação (PAD) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB), e já atuou em estágio pós-doutoral e como pesquisadora convidada em instituições do Reino Unido e da França. 

Amitrano é economista e doutor pela Unicamp. Nos últimos 20 anos, atuou como pesquisador no Centro de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), no Cebrap, no Institute of Development Studies da Universidade de Sussex (Reino Unido), na School of Oriental and African Studies (Soas) da Universidade de Londres e no Centre d'Économie de Paris Nord (CEPN) da Universidade de Paris 13 (Sorbonne). Desde 2011, é pesquisador do quadro efetivo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

O seminário acontece a partir das 17h, no auditório H do Bloco 5O, no Campus Santa Mônica. 

 

Palavras-chave: Seminário Financeirização educação UFU

A11y