Pular para o conteúdo principal
Intercâmbio

Pós-graduanda da UFU realiza performance em universidade norte-americana

Patricia Batista, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História, fez intervenção artística como parte de sua pesquisa no curso de doutorado

Publicado em 30/09/2019 às 16:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

“Tempos difíceis, abrace-me” é a tradução de Hard Times, hold me, título da performance poética, realizada pela pesquisadora Patrícia Giselia Batista, ou Pagi, como é mais conhecida.  A representação foi realizada na University of Minnesota, nos Estados Unidos (EUA), e faz parte da pesquisa que realiza no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHIS/UFU). 

Pagi atuou, simultaneamente, como pesquisadora e objeto do experimento. Ela representava uma pessoa que precisava de conforto e segurava uma placa de papelão escrita à mão que dizia “Hard Times, Hold Me. Ao lado dela, havia uma bandeja com algumas moedas. 

A performance está vinculada à pesquisa de doutorado de Pagi que enfoca como se dá a interação entre o corpo da mulher negra, a arte marginal, a pesquisa acadêmica e os feminismos brasileiros. 

Além dos múltiplos objetivos analíticos dessa intervenção artística realizada nos EUA, o impacto que o mestrado e o doutorado provocam na saúde mental dos estudantes também é objeto de estudo. A pressão e exigência excessiva para a produção acadêmica, o intenso processo de aprendizagem, os prazos pouco flexíveis, o isolamento, o assédio moral, são partes da rotina de um pós-graduando, segundo a pesquisadora. 

Esse período de dedicação é um dos grandes causadores de desequilíbrio no organismo, como depressão e ansiedade. 4 em cada 10 alunos de pós-graduação passam por algum sofrimento mental em Universidades do mundo inteiro, como mostra a pesquisa da Universidade do Texas, publicada na revista Nature Biotechnology (2012 e 2018). 

A historiadora também acrescenta que "Hard Times, Hold me", enquanto dispositivo analítico, mostra que, não em grandes escalas –, mas em visíveis manifestações, o ato performático despertou afetos, perceptos e intensidades, sendo aquilo que compõe as potentes práticas artísticas, como define o filósofo Deleuze. 

Experimento

Patrícia Batista durante performance na University of Minessota (Fotos: Júlia Vanatta)

A primeira impressão se concentrou em como as pessoas não a viam, pelo menos é assim que parecia. Muitos estavam ocupados demais com a cabeça voltada para o telefone. Outros podem ter notado, mas eram indiferentes e não viraram a cabeça. Algumas pessoas se aproximaram de Pagi e a abraçaram. 

Para a autora do experimento,  "Hard Times, hold me", pode ser entendido como uma provocação, pois mostra que são indissolúveis os limites entre pesquisa em Humanas, arte e vida. “Eu quis delinear uma interseção unindo três eixos que orientam o estudo para refletir, naquele momento, sobre a precariedade dos sujeitos visíveis e invisíveis no cenário urbano, experimentar as diferentes dinâmicas afetivas e culturais cotidianas, e estimular a poética das trocas de afetos em tempos difíceis”, analisa Pagi.

Performance encerra etapa do doutorado sanduíche

Em 2018, Pagi foi contemplada com uma bolsa de doutorado sanduíche para cursar um ano de estágio em uma das maiores Universidades Norte-Americanas, por meio do edital Abdias Nascimento, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  A pesquisadora brasileira encerrou seu estágio de um ano, no mês passado, com a realização da performance.

A ação artística aconteceu no final de agosto de 2019, ao meio dia, em frente ao Coffman Memorial Union, um edifício que abriga uma variedade de serviços da University of Minnesota.

 

Palavras-chave: história doutorado intercâmbio Estados Unidos

A11y