PESQUISA

UFU é referência nacional em inovações tecnológicas para o esporte paralímpico

Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paralímpicos e órgãos dos governos federal e municipal será assinado na próxima segunda-feira (30/09), em evento na Arena Sabiazinho

Publicado em 26/09/2019 às 09:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Solenidade será realizada na Arena Sabiazinho, local onde o Cintesp.Br também está instalado. (Foto: Milton Santos)

Por iniciativa do Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (Cintesp.Br/UFU), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), a maior cidade do interior de Minas Gerais recebe o Fórum Nacional Cintesp.Br e a Mostra de Inovações em Tecnologias Assistivas para Esportes e Saúde. Os eventos simultâneos estão com inscrições abertas e serão realizados na manhã da próxima segunda-feira, 30 de setembro, na Arena Sabiazinho. Trata-se do ápice da programação uberlandense em comemoração ao “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência” (21/09) e ao “Dia Nacional do Atleta Paralímpico” (22/09).

De acordo com os organizadores, o principal objetivo destas atividades é conscientizar a sociedade das barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para a inclusão social das pessoas com deficiência, seja no ambiente profissional ou nos momentos de lazer e esporte. “Também queremos evidenciar a luta dos paratletas brasileiros e suas conquistas nos esportes paralímpicos, que têm inspirado paixões pelo esporte e feito história em competições ao redor do mundo”, explica a diretora de Relações Públicas em Tecnologias Assistivas do Cintesp.Br, Daniela Moura Yoshida.

A mesa de honra da solenidade de abertura do fórum será formada por autoridades da UFU, do CPB, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Prefeitura Municipal de Uberlândia, da Futel, além de representantes de agências de fomento e de organizações envolvidas com o tema. “Estão sendo convidados representantes de associações e entidades voltadas ao esporte paralímpico e às pessoas com deficiência, bem como coordenadores e pesquisadores de áreas relacionadas com tecnologias assistivas”, acrescenta Cleudmar Amaral de Araújo, docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) e diretor-geral do Cintesp.Br.

Reconhecimento

O Cintesp.Br foi criado na Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2012, em atendimento ao primeiro chamamento público do MCTIC para a criação de núcleos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia assistiva. Originalmente, chamava-se “Núcleo de Habilitação/Reabilitação em Esportes Paralímpicos” (NH/Resp). A mudança de nome ocorreu em junho de 2018, devido aos diversos projetos inovadores na área do esporte paralímpico desenvolvidos no Laboratório de Projetos Mecânicos da Femec.

Desde então, constituiu-se um centro multidisciplinar de pesquisadores, profissionais e associações parceiras e tem sido adotado no espaço um modelo destinado à criação de soluções em esportes e saúde para Pessoas em Desvantagem Funcional (PDF) – sigla esta que engloba os termos Pessoa com Capacidade Reduzida (PcR), Pessoa com Deficiência (PcD) e Pessoa com Incapacidade (PcI). Além da estrutura de 130 m2 disponibilizada na UFU, o Cintesp.Br conta também com uma área de 220 m2 situada na Arena Sabiazinho, fornecida pelo convênio firmado com a Futel. A Mostra de Inovações em Tecnologias Assistivas para Esportes e Saúde vai apresentar 37 tecnologias assistivas inovadoras voltadas para a saúde, o esporte e lazer que foram desenvolvidas pelo centro e por seus parceiros.

O reconhecimento do nível de excelência destes trabalhos será reafirmado durante a abertura do fórum, com a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com MCTIC, CPB e Futel que promoverá o Cintesp.Br ao status de unidade de referência nacional em inovações tecnológicas para o esporte paralímpico. A programação também contemplará uma homenagem ao presidente do CPB, Mizael Conrado, e aos paratletas e treinadores que representaram Uberlândia e conquistaram medalhas na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru. Eles receberão um diploma de Mérito Esportivo chancelado pelo MCTIC e pelo Cintesp.Br.