Pular para o conteúdo principal
EDUCAÇÃO

Conferência sobre Tecnociência abre o seminário internacional da Faced

Primeira edição do Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação ocorre nesta semana, entre os dias 21 e 23. Duas palestras serão ministradas por pesquisadores da Itália e Portugal, via videoconferência

Publicado em 21/10/2019 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

O Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe nesta semana, de segunda a quarta-feira, o 1º Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação. Promovido por alunos e professores do Programa em Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), da Faculdade de Educação (Faced), o evento busca promover diálogos sobre comunicação, educação e tecnologia, visando à valorização da diversidade cultural e o fomento à produção do conhecimento, realizado no âmbito do mestrado profissional e da universidade.

A programação contará com conferência, mesas de debate e apresentações de trabalhos selecionados. Os especialistas abordarão temas como comunicação transmídia e pós-verdade, entre outros.

Para a abertura do evento neste dia 21, a partir das 19h, na Sala de Projeções 1Y104, a convidada é a professora Geane Alzamora, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema: "Tecnociência, divulgação científica e o papel das tecnologias na produção de conhecimento". A palestrante tem experiência na área de comunicação, com ênfase em teorias da comunicação, semiótica e teorias do jornalismo, atuando principalmente em temas como dinâmica transmídia; rede intermídia e jornalismo multiplataforma. 

Professora Geane Alzamorra, da UFMG, é a palestrante da conferência de abertura, na noite desta segunda-feira. (Foto: Divulgação)

Na terça-feira, 22, no mesmo horário, é a vez da palestra "Tecnologia, Comunicação e Educação em regime de pós-verdade", com Yurij Castelfranchi, doutor em Sociologia pela Unicamp, graduado em Física e com mestrado em Comunicação da Ciência por universidades italianas. Ele é autor de seis livros, dois deles traduzidos para diversos idiomas. Coordena o observatório interdisciplinar Incite (inovação,cidadania, tecnociência) e é membro do comitê gestor do instituto nacional de ciência e tecnologia para comunicação pública. É também professor associado do departamento de Sociologia da Faculdade de Fiilosofia e Ciências Humanas e diretor de divulgação científica, ambos da UFMG. A apresentação será realizada no Auditório 5O E, via webconferência.

Fecha a programação, no dia 23, às 15h, a professora Jesus Maria Sousa. Graduada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e possui mestrado em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, além de doutorado em Lettres et Sciences Humaines, na França. A palestra da professora catedrática da Universidade da Madeira, em Portugal, também será via webconferência, no Auditório 5O F, e tendo como tema o seguinte questionamento: "Como fica a Educação num admirável mundo pós-moderno?".

A participação no 1º Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação é gratuita para alunos, professores e para a comunidade em geral. Para mais informações sobre o evento, basta enviar e-mail para seminariotce@gmail.com ou acessar as páginas nas mídias sociais: Instagram e Facebook.

Palavras-chave: PPGCE FACED UFU Seminário Internacional

A11y