Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

HCU alcança níveis de excelência no tratamento da Síndrome Coronariana Aguda

Meta prevista nesta doença foi ultrapassada pelo hospital da UFU por três meses consecutivos

Publicado em 02/10/2019 às 17:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

 

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) recebeu uma importante homenagem durante o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, em Porto Alegre (RS). O serviço de cardiologia da instituição foi reconhecido em nível de excelência no tratamento da Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pelo Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).

O BPC é a versão brasileira do programa Get with the Guidelines da American Heart Association (GWTG®) e é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e PROADI-SUS, sob a coordenação do Hospital do Coração (HCor). O programa avalia se as práticas clínicas empregadas no hospital estão em consonância com as evidências científicas mundiais e ajuda a desenvolver uma série de iniciativas internas que auxiliam os profissionais de saúde no manejo de algumas doenças cardiovasculares. O resultado esperado é o melhor cuidado dispensado aos pacientes e maior capacitação dos profissionais envolvidos.

O programa tem o objetivo de avaliar quais são as taxas de adesão às diretrizes assistenciais existentes para pacientes internados com SCA, Insuficiência Cardíaca (IC), Fibrilação Atrial (FA) ambulatorial e hospitalar, em algumas instituições que atuam no Sistema Único de Saúde.

De acordo com o cardiologista e professor Elmiro Santos Resende, coordenador do BPC no HC-UFU, com a implementação, o hospital melhorou as taxas de adesão às diretrizes de atendimento da SCA ultrapassando a meta de excelência estabelecida em 85%: “Este resultado significa que estamos aplicando as metas científicas reconhecidas internacionalmente para o tratamento de pacientes internados com Síndrome Coronariana Aguda. Esta é uma conquista de toda a equipe de preceptores, técnicos, residentes e estudantes que trabalhou em conjunto para atingirmos esse resultado.”

O programa verificou e reconheceu o mérito do HCU-UFU ter ultrapassado a meta de excelência prevista na SCA por três meses consecutivos. O desafio agora é manter os índices obtidos e, gradativamente, também alcançar o índice de excelência na IC e na FA. As ações para isso continuam e contam com o apoio de toda a gestão do Hospital de Clínicas.

Palavras-chave: HCU Hospital de Clínicas excelência tratamento Síndrome Coronariana Aguda

A11y