ATENDIMENTO ACADÊMICO

Portal do Estudante ganha novas funções

A partir desta segunda-feira (07/10), todas as solicitações que atualmente são requisitadas presencialmente poderão ocorrer no ambiente virtual dos alunos da UFU

Publicado em 04/10/2019 às 09:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Novidade vai proporcionar mais comodidade e economia de tempo aos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. (Foto: Alexandre Costa)

Objetivando oferecer mais comodidade e economia de tempo aos discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Administração e Controle  Acadêmico (Dirac), disponibilizará, a partir desta segunda-feira, dia 7, o atendimento ao acadêmico via Portal do Estudante. Isso significa que todo tipo de solicitação que ora precisa ser requisitada presencialmente passará a ser realizada pelo Portal do Estudante, sem a necessidade de comparecimento à Divisão de Informações e Atendimento ao Acadêmico (Dinfa).

Para as solicitações que dependem de documentos comprobatórios, o sistema permitirá a inserção de documentos de até 512 kilobytes. Já para as solicitações de dispensas de disciplinas, que podem demandar grande quantidade de documentos anexos, o pedido será feito pelo Portal do Estudante com o histórico de origem (obrigatório no pedido) e ementas anexos. Caso estes anexos ultrapassem o tamanho indicado – ou seja, 512 Kb – as ementas deverão ser entregues pelo discente à coordenação de seu curso, que, por sua vez, procederá a análise, dispensa e devolução de toda a documentação ao solicitante. “Esta é a solução possível no momento para este tipo de situação. Posteriormente, deveremos viabilizar outra forma”, comenta Paulo Resende Costa, diretor da Dirac, acrescentando que as solicitações estarão disponíveis somente para discentes em situação regular de vínculo com a UFU.

Passo a passo

Para abrir uma solicitação, o acadêmico deverá:

1. Acessar o Portal do Estudante;
  2. Clicar na aba “Menu/Solicitações gerais”;
  3. Clicar em “Realizar Solicitação”.

“Será possível também por este mesmo ambiente virtual acompanhar o andamento do processo e verificar a situação do pedido: ou seja, se a solicitação foi encaminhada ao destino ou negada. Nesta última hipótese, o discente receberá um comunicado por e-mail esclarecendo o motivo da recusa”, informa Costa.

Ainda de acordo com o diretor, os pedidos de trancamento geral e trancamento parcial já estão disponíveis no portal e obedecem aos prazos estabelecidos no calendário acadêmico. “As solicitações com prazo definido em calendário acadêmico e que forem realizadas extemporaneamente somente serão aceitas em grau de recurso, que deverá ser analisado pelas coordenações observando as Normas de Graduação”, conclui ele.

Palavras-chave: Prograd Dirac UFU atendimento Acadêmico solicitações Portal do Estudante