FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

23/10/2019 - 11:51 - Atualizado em 30/10/2019 - 14:18
Semana Nacional do Cérebro promove submissão de atividades para a edição de 2020
Universidade Federal de Uberlândia participa do evento desde 2017; período de inscrições das propostas vai até o dia 8 de novembro
Hermom Dourado

Próxima edição da SNC está agendada para os dias 16 a 22 de março de 2020. (Foto: Pixabay)

Iniciativa surgida como desdobramento da campanha global "Brain Awareness Week", a Semana Nacional do Cérebro (SNC) procura divulgar os benefícios do estudo do cérebro. O evento reúne universidades, hospitais e outras organizações ao redor do mundo para popularizar o conhecimento em neurociências e é realizado no Brasil desde 2010 - inicialmente apenas no Rio de Janeiro e, desde 2012, em todo o país, graças ao apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi incluída neste cenário em 2017, por meio da realização de atividades independentes coordenadas pelas professoras Cássia Regina da Silva, do Instituto de Genética e Biotecnologia (Ibtec), e Karina do Valle Marques, da Faculdade de Medicina (Famed). Em 2018 e 2019, uma equipe de professores da universidade organizou as atividades para que essas tivessem maior visibilidade.

Para a organização da edição do ano de 2020, foi formada uma grande equipe composta por discentes, técnicos administrativos e professores, coordenada pelas professoras Cássia Regina da Silva e Júlia Maria dos Santos, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), e pelo professor Leonardo Gomes Bernardino, do Instituto de Psicologia (IP). A Semana Nacional do Cérebro - Uberlândia é uma ação de extensão cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Deste modo, haverá emissão de certificados para os participantes.

"A cada ano, temos conseguido organizar mais atividades simultâneas na UFU, em outras universidades e também em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio da nossa cidade, o que reflete em um maior número de participantes também", celebra Bernardino.

Como participar?

A SNC - Uberlândia aceitará a submissão de atividades - palestras, exposições, exibições de filme e oficinas, por exemplo - até o dia 08/11/2019. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e enviá-lo por e-mail para semananacionaldocerebroudi@gmail.com. Posteriormente, será realizada uma reunião com os proponentes das atividades para a definição de um cronograma, esclarecimento de dúvidas e estabelecimento dos locais de atuação. Os proponentes de atividades terão certificado emitido pelo Sistema de Informação de Extensão (SIEX).

Mais informações podem ser obtidas nas páginas do evento no Facebook e no Instagram.