UFU dá início a curso de Divulgação Científica

Aulas serão aos sábados de manhã

Publicado em 01/10/2019 às 17:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Atividade de divulgação científica durante o festival de ciência 'Pint of Science 2019' (foto: Milton Santos)

No último dia 5 de outubro teve início no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o curso de extensão “Divulgação Científica”. As aulas serão sempre aos sábados e dirigidas a divulgadores e demais interessados em ciência, tanto da comunidade acadêmica quanto do público externo.

O objetivo da atividade é aprimorar as formas e os impactos da divulgação científica dentro e fora da UFU. O curso está sendo ministrado por servidores e alunos da UFU que atuam na área de comunicação, ciência e extensão.

São oferecidos cinco módulos, com duração de quatro horas cada, sempre das 8h às 12h, totalizando 20 horas/aula. O curso termina no dia 23/11.

Vânia Bernardes (diretora de Extensão da UFU): 'O Curso de Extensão Divulgação Científica será desenvolvido com o objetivo de aprimorar as formas e os impactos da divulgação científica dentro e fora da Universidade Federal de Uberlândia. O curso é importante por abordar os desafios da comunicação científica com os acadêmicos e com a comunidade externa, trazer ferramentas que contribuam para uma comunicação efetiva com o público desejado, apresentar metodologias de comunicação, contribuir na formação dos alunos de graduação com a proposição de atividades e módulos do Curso, trocar experiências entre pesquisadores, alunos e profissionais que atuam na divulgação científica e suas vivências práticas e produções e ainda compartilhar os saberes na execução de eventos científicos e extensionistas.'

Veja a programação:

05/10: Descomplicando a divulgação da ciência

Adriana Omena (Professora e pesquisadora da UFU na área de Comunicação)

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

19/10: Como produzir conteúdos para os meios de comunicação?

Diélen Borges (editora de Ciência na UFU), Taciana Sousa (psicóloga e técnica da Divisão de Divulgação Científica da UFU), Anna Cauhy (estudante e estagiária de Design na UFU) e Mariana Oliveira (estudante e estagiária de Jornalismo na UFU)

Local: Anfiteatro do Bloco 5R - A e B

26/10: Como falar com a imprensa?

Renata Neiva (Diretora de Comunicação Social da UFU)

Local: Anfiteatro do Bloco 5R - C e D

09/11: Conversando com a sociedade: vivências e troca de saberes

Elias José de Oliveira (professor e pesquisador da UFU na área de Enfermagem) e João Carlos de Oliveira (professor e pesquisador da UFU na área de Saúde)

Local: Anfiteatro do Bloco 5R - A e B

23/11: Ciência e extensão: conhecer, agir e compartilhar

Vânia Bernardes (diretora de Extensão da UFU), Maria Cecília de Lima (coordenadora da Escola de Extensão da UFU) e Ana Angélica Belório (técnica administrativa da Proexc/UFU)

Local: Anfiteatro do Bloco 5R - C e D

Renata Neiva (diretora de Comunicação Social da UFU) - ‘Talvez nada seja mais humano do que dividir histórias, seja ao pé do fogo ou em uma nuvem’ – esta frase do livro Cultura da conexão resume bem uma das práticas culturais que atravessam séculos e chegam ao século XXI carregada de sentidos. Se é tão humano compartilhar saberes, por que não falar sobre ciência para o público leigo? Explicar que cientistas da UFU descobriram que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. E que tal difundir o trabalho das alunas que foram ao Simpósio de Desenvolvimento Sustentável na Alemanha apresentar trabalhos relacionados às temáticas do Pacto Global de Migrações e a Desconstrução dos refugiados como uma ameaça? As múltiplas possibilidades de contar histórias – este é o objetivo deste curso de extensão, na verdade, pontos de encontro para que possamos trocar experiências e aprimorar ações de popularização científica.

O curso será realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura em parceria com a Diretoria de Comunicação Social da UFU. O prazo para inscrição já está encerrado. Inscreveram-se 235 pessoas.

Palavras-chave: Divulgação Científica curso extensão