Peça no Graça do Aché aborda genocídio da população negra

Espetáculo possui entrada franca e ocorre na noite de sexta-feira, no espaço cultural da UFU no Bairro Presidente Roosevelt

Publicado em 06/11/2019 às 12:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Na próxima sexta-feira (08/12), às 20h, o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché recebe a apresentação do projeto "Os Negros estão Aqui". Esta é mais uma iniciativa do Programa de Ocupação Graça do Aché 2019, contemplado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult).

Peça teatral proposta pelo Grupo de Teatro Apoteose, "Os Negros estão Aqui" possui como foco o genocídio da população negra. A proposta cultural será apresentada para estudantes do horário noturno do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Lourdes de Carvalho, que fica no Bairro Alvorada.

O evento é aberto ao público e o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché está localizado à Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Presidente Roosevelt.

Sinopse

Diante de um mundo cada vez mais indiferente, o Grupo de Teatro Apoteose segue a sua principal linha de pesquisa e criação: a condição humana. Desta vez, o grupo propõe uma reflexão acerca da presença dos negros na sociedade contemporânea. Seja nos palcos ou em outros espaços onde estes são constantemente marginalizados.

No palco sem cenário, dois atores negros interpretam vítimas e algozes em diferentes situações, fazendo uso de objetos cênicos e explorando as diversas facetas de um velho problema social: o racismo. A dramaturgia será construída de forma fragmentada, inserindo as diversas representações do negro, almejando a criação de um diálogo acerca de seus corpos, sentimentos e desejos.

O Apoteose

O Grupo de Teatro Apoteose nasceu em Itumbiara (GO), no ano de 2008. Desde então, já encenou os seguintes espetáculos: “Humanus” (2009); “Humanus 2” (2010); “Desumanus” (2011) e “Humanus Forever” (2012). Em novembro de 2012, parte do elenco se mudou para a cidade de Uberlândia e cursou Teatro na Universidade Federal de Uberlândia.

A partir disso, foram criados os espetáculos “O Reino de Jamé” (2015), “Apaixonadamente Humanus” (2016), “Olhaí por Nós Humanus” (2017), além das cenas “Quem Nos Calará?” (2017) e “Quem Haverá de Detê-los?” (2016). Esta última foi vencedora de sete prêmios, incluindo: Menção Honrosa pela Relevância do Tema (Festival de Cenas Curtas do Teatro Municipal Ziembinski, Rio de Janeiro-RJ), Melhor Cena, Direção e Melhor Atriz (Fest15, Uberaba-MG) e Melhor Ator (II Sol Cenas Curtas, Araguari-MG).

Espetáculo: "Os Negros estão Aqui";

Direção: Rubia Bernasci e Thiago Augusto;

Dramaturgia: Thiago Augusto;

Elenco: Rubia Bernasci e Thiago Augusto;

Fotografia de Divulgação: Matheus Marques.;

Operação de Som: Matheus Marques e Bárbara Morais;

Produção Executiva: Rubia Bernasci e Thiago Augusto;

Realização: Grupo de Teatro Apoteose.

Palavras-chave: cultura PROEXC dicult Graça do Aché extensão teatro espetáculo