Campus Santa Mônica

UFU abriga discussões do Congresso Municipal de Educação nesta semana

Organizado pela Prefeitura, evento ocorre nos dias 29 e 30, no Auditório do Bloco 3Q

Publicado em 27/11/2019 às 10:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Debates estão agendados para o Auditório do Bloco 3Q, a partir da noite desta sexta-feira. (Foto: Milton Santos)

Visando à efetivação de ações importantes para o desenvolvimento do sistema de ensino municipal, a Prefeitura Municipal de Uberlândia promove, nos dias 29 e 30 de novembro, a avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). A análise será feita durante o Congresso Municipal de Educação 2019, marcado para o Auditório do Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, vão participar da discussão aproximadamente 350 representantes de segmentos da sociedade civil envolvidos no processo educacional de Uberlândia. Serão abordados os seis eixos temáticos do PME: “Sistema Municipal de Ensino”, “Educação Inclusiva”, “Qualidade da Educação”, “Gestão Democrática”, “Valorização dos Trabalhadores da Educação” e “Financiamento da Educação”. As inscrições ocorreram entre 21 e 31 de outubro.

“De dois em dois anos, fazemos o monitoramento do PME. Neste ano, completam-se quatro anos do plano. Então, é momento de avaliarmos, monitorarmos e, se for o caso, fazermos alterações nas metas, diretrizes e estratégias previstas em cada eixo”, explica a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Elizabete de Paula e Silva.

Sociedade civil

A efetivação das diretrizes e metas estabelecidas no PME contará com a participação, o acompanhamento e a avaliação da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal, Conselho Escolar, sindicatos e associações dos trabalhadores da educação, pais e responsáveis de alunos e todos os cidadãos que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo educacional.

“Serão contribuições importantes para que possamos avaliar e acompanhar a concretização de cada eixo do PME. É momento de mobilizar a sociedade para analisar as diretrizes constantes no plano e tomar ciência dos resultados alcançados, além de monitorar e avaliar a sua implementação, com destaque ao cumprimento das metas e estratégias no sentido de promover avanços e desafios nas políticas públicas educacionais”, ressalta a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Para ficar por dentro de todas as informações referentes ao Congresso Municipal de Educação, clique na imagem abaixo.

Palavras-chave: UFU Prefeitura de Uberlândia sociedade civil educação Congresso Municipal Plano Municipal PME