UFU inicia novo sistema de pagamentos nos Restaurantes Universitários

Sisru já está em operação no Campus Santa Mônica e será expandido para os demais campi

Publicado em 29/11/2019 às 18:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Desde 2 de dezembro os usuários dos Restaurantes Universitários (RUs) da UFU estão tendo acesso ao SISRU,  o novo sistema de pagamentos nos restaurantes. Totalmente digital, o SISRU vale inicialmente para os usuários do restaurante do Campus Santa Mônica. Nos próximos meses, serão avaliados sua expansão aos demais RUs nos campi de Uberlândia (Umuarama e Glória)  e, em seguida, para os de Ituiutaba e Monte Carmelo, que será inaugurado em breve.

Os vouchers - que substituem os tíquetes - serão disponibilizados de forma digital, sendo possível sua gravação em qualquer aparelho celular ou tablet. Se  preferir, o usuário também poderá imprimir em qualquer computador.

No novo sistema, as compras de vouchers serão feitas por meio do portal de serviços de graduação da UFU, no endereço eletrônico https://www.psg.ufu.br/sisru/. Nesse portal, o estudante e demais usuários não cadastrados fazem um breve cadastro para gerar o boleto para pagamento, como também realizar o acompanhamento de compras e liberações.

O sistema gera um boleto para pagamento que pode ser feito de duas maneiras. Se o valor for de até R$ 50 será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, pagável apenas no Banco do Brasil. Para quem conta no banco o pagamento pode ser feito em um celular com o aplicativo.

Para as compras maiores que R$ 50, será emitida uma GRU cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, lotérica ou aplicativo.

Em ambos os casos, os usuários deverão ficar atentos ao prazo entre 24 e 48 horas de compensação do pagamento e liberação dos vouchers. Por isso, recomenda-se que a compra seja feita com antecedência. A partir da compra, os vouchers terão validade de 90 dias.

Cada usuário deve comprar seus próprios vouchers, pois eles são intransferíveis. Neles, estará registrado um QR Code que poderá ser apresentado, via celular/tablet ou impresso, nos RUs.

No sistema, o usuário pode acompanhar o andamento de sua compra e a disponibilização de boletos compensados; verificar a disponibilidade de utilização do voucher e acompanhar a quantidade utilizada, assim como efetuar a gravação em um aparelho de celular/tablet ou imprimir em qualquer computador. No site também é possível verificar o cardápio da semana nos respectivos RUs.

Nos vouchers estará registrado um QR Code que poderá ser apresentado, via celular/tablet ou impresso, nos RUs (foto: Alexandre Costa)

Transição

Haverá um período de transição até o início do semestre letivo de 2020 para não prejudicar quem já adquiriu os antigos tíquetes. Nele, o sistema atual de compra física e o sistema de compra digital irão permanecer em operação de forma conjunta.

A Divisão de Restaurantes Universitários (DIVRU), por meio do endereço eletrônico (www.proae.ufu.br/fale-conosco) e do telefone (34)  3239-4272, estará a disposição para esclarecimentos de dúvidas ou questionamentos. A Proae também irá implantar um atendimento ao aluno, nos locais dos caixas de compra física, no início do próximo semestre.

Elaine Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil, destaca as principais vantagens do novo sistema:

“Uma é a agilidade com o fim das filas para compra das refeições, pois não serão mais utilizados caixas físicos. O procedimento passa a ser feito em qualquer aparelho celular, tablet ou computador com acesso a internet e em qualquer localidade”.

Outros benefícios citados são a validade, pois os vouchers valem por 90 dias (dentro do ano vigente), diferentemente dos antigos tíquetes que valiam por 30 dias; e o atendimento à sustentabilidade, principalmente a partir da economia com impressos e documentos.

Conforme relata a Proae, a demanda dos Restaurantes Universitários vem aumentando anualmente. No sentido inverso, os recursos orçamentários e financeiros estão limitados e diminuindo. Além disso, a pró-reitoria recebeu recomendações e notificações dos órgãos de controle e monitoramento que buscam aprimorar a utilização do recurso público.

O valor da refeição para os estudantes permanece em R$ 3,00. Para servidores e outros usuários, no entanto, em decorrência Ofício Circular nº 1/2019/DIFES/SESU/SESU-MEC de 30 de julho de 2019, em que apresenta o Acórdão nº 1464/2019 proferido pelo Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendando a vedação legal do fornecimento de refeição com preço subsidiado a servidores de forma acumulada com o pagamento de auxílio / vale alimentação, o valor passou a R$ 10,00.

Palavras-chave: RU Restaurantes pagamento Sistema SISRU