EXTENSÃO

UFU realiza blitzen educativas sobre atropelamento de fauna em rodovias da região

'Dia Nacional de Urubuzar' acontece nesta sexta-feira, feriado de 15 de novembro

Publicado em 14/11/2019 às 11:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Dias 15 e 17 de novembro, acontece em todo o Brasil o Dia Nacional de Urubuzar (DNU), edição 2019, a maior ação descentralizada de conservação da biodiversidade nacional por meio da redução do número de acidentes envolvendo pessoas e animais nas estradas, rodovias e ferrovias brasileiras.

Criado em 2014, o DNU mobiliza universidades, grupos de pesquisa, zoológicos, ONGs, empresas privadas, agentes protetores de animais e diversos outros segmentos da sociedade, por meio de grupos denominados “Times” que, de forma coordenada, realizam palestras, ações com visitantes de parques e zoológicos, exposições em praças, escolas e unidades de conservação e blitzen educativas – juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) –, dentre outras ações de conscientização. “Se, por um lado, as estradas trazem desenvolvimento econômico e social, por outro lado, elas causam a morte de seres humanos e animais silvestres. Todos os anos, mais de 475 milhões de animais silvestres são mortos por atropelamentos no Brasil”, adverte a coordenadora do DNU em Uberlândia e região, Ana Elizabeth Iannini Custódio, professora e pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU).

DNU em Uberlândia

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Time coordenado pela UFU vai realizar blitzen educativas em postos de combustíveis no entorno da cidade de Uberlândia. Para sensibilizar os motoristas e usuários das rodovias sobre a questão, serão distribuídos folders e cartilhas educativas durante as abordagens aos mesmos. “Estamos empolgados com mais essa edição do DNU e pretendemos tornar essa data um evento de grande visibilidade regional. Queremos atingir o maior número de pessoas possível, porque acreditamos que, assim, estaremos colaborando com a conservação da nossa biodiversidade, ao mesmo tempo em que estaremos salvando vidas, tanto humanas quanto animais”, afirma Iannini Custódio.

>>> Como participar

• Interessados devem entrar em contato pelo (34) 98418-0707 (Mariana) ou pelo (16) 99264-4068 (Patrícia).

>>> Informações

Ação de capacitação dos integrantes do Time de Uberlândia

Palavras-chave: Dia de Urubuzar DNU fauna Atropelamentos rodovias instituto de biologia UFU