Pular para o conteúdo principal
Institucional

19 coisas que você e a Comunicação da UFU fizeram juntos neste ano

É chegada a hora de fazer o balanço

Publicado em 17/12/2019 às 13:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

 
1. Quando você rolou o feed do Instagram, nós estávamos lá.

 


 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Minas não tem mar, mas ninguém falou nada sobre praia! No dia 10 de setembro de 2019 uma pequena “praia” surgiu ao lado da biblioteca do Campus Santa Mônica. A ação faz parte do Setembro Amarelo, organizado pela Divisão de Saúde da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Disau/Dirve/Proae), e foi pensada pelo grupo do projeto Clínica Poética, coordenado pela professora Juliana Bom-Tempo, do Instituto de Artes (Iarte/UFU). Eles partiram da ideia de que “estamos tristes e precisamos fazer alguma coisa para mudar essa situação”, nas palavras da própria coordenadora. O espaço visa promover a interação, a alegria, o encontro e o cuidado, levando as pessoas a refletirem sobre qual vida queremos. A data é simbólica por ser o dia D do combate ao suicídio, mas também marca o aniversário de um ano da Clínica Poética, que promove ações semanais de cuidado à saúde mental e do corpo para estudantes da UFU. (Fotos: Alexandre Santos)

Uma publicação compartilhada por UFU_Oficial (@ufu_oficial) em


 

10 de Set, 2019 às 1:35 PDT

 
 
Foram 152 publicações. O post com maior engajamento foi este aqui, sobre a piscina do Setembro Amarelo no Campus Santa Mônica. Falamos de ciência, compartilhamos as suas fotos enviadas na #MinhaUFU e chegamos a 18 mil seguidores.
 
 
2. Quando você abriu Stories, nós também estávamos lá.
 
 
Fizemos 1.050 stories, que resultaram em mais de 2,4 milhões de interações.
 
 
3. Quando você mexeu no Twitter, nós estávamos lá.
Em 2019 completamos 10 anos no Twitter e chegamos a 10 mil seguidores. Foram 704 tweets e algum ego search. 
 
 
4. Você ainda usa o Facebook? Nós usamos o ano todo.
 

 
Além de ter sido o ano em que chegamos a 38 mil seguidores, também foi um ano de muitas notas oficiais, como essa, cujo alcance orgânico passou de 100 mil pessoas.
 
 
5. Quando você esteve no bar, nós estávamos lá.
 
 
A Comunicação da UFU faz parte da comissão organizadora do Pint of Science, festival internacional que leva cientistas para conversar com a população nos bares. Trabalhamos na organização em Uberlândia e também realizamos a cobertura em Ituiutaba.
 
 
6. E discutimos a relação entre jornalistas e cientistas.
 
 
 
Na segunda edição do Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas, recebemos a pesquisadora Zélia  Ludwig, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os jornalistas Reinaldo Lopes, da Folha de S. Paulo, e Daniela Malagoli, do Meu Cérebro, e o youtuber Guilherme Lui. 
 
 
7. Quando você abriu o YouTube, a UFU era youtuber.
 

 
 
O Canal da UFU foi lançado no dia 13 de março de 2019. Postamos 40 episódios de Comunica UFU (e aí, Ufulândia?), além de vídeos institucionais, inclusive, em inglês. Os episódios mais assistidos foram as tours, como a do vídeo aí de cima.
 
 
8. Quando você fez sua retrospectiva do Spotify, esperamos ter aparecido por lá.
 

 
 
Porque desde maio você pode ouvir as notícias dos diferentes campi. O “Podcast UFU” está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Breaker, Pocket Casts, Overcast, RadioPublic e Castbox.
 
 
9. Quando você ligou o rádio, nós estávamos lá.
 
 
Foram mais de 2 mil boletins “Comunica UFU”, com notícias dos campi de Uberlândia e avançados, além de outros programas de jornalismo, programação musical e comentários esportivos. No rádio, você sintoniza a Universitária FM em 107,5, ou também pode ouvir pela internet em www.universitariafm.ufu.br.
 
 
10. Quando você assistiu à TV, nós estávamos lá.
 

 
 
O “Jornal da UFU” é transmitido pela TV Universitária de segunda a sexta-feira, às 19h, o que significa que, até o fechamento desta matéria, foram exibidas 247 edições. O telejornal é ao vivo e recebe sempre dois convidados para comentar as notícias. Continue assistindo pelo canal 4.1 (aberto), pelo canal 5 (cabo) ou pela internet em www.tvuniversitaria.ufu.br.
 
 
11. Quando você abriu o app da UFU no seu celular, a Comunicação estava lá.
 
 
O aplicativo UFU Mobile tem mais que o cardápio do RU, os horários do intercampi e a grade horária. As notícias produzidas pela Diretoria de Comunicação Social também estão lá, no ícone “Comunica”. Quando for conferir suas notas daqui a uns dias, aproveite para ler as notícias.
 
 
12. Quando você teve aula aos sábados, nós estávamos lá.
 
 
Não só divulgamos a ciência da UFU como também fizemos, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o curso de extensão de Divulgação Científica aberto a toda a comunidade. Dezenas de pessoas participaram presencialmente em Uberlândia e também a comunidade de Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba acompanhou as aulas transmitidas pela Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).
 
 
13. Quando você abriu o site da UFU, é claro que a Comunicação estava lá.
 
 
Já reparou que tem conteúdo novo todo dia nesta página? 
 
 
14. As informações vêm direto do portal Comunica UFU. 
 
 
Em 2019 publicamos 620 notícias e 284 comunicados (até o fechamento desta publicação). A mais lida foi “UFU divulga edital do Vestibular 2019-2”, com 106.823 acessos.
 
 
15. Porque quando as notícias aconteceram, nós estávamos lá.
 
 
Você pode conferir todas as coberturas fotográficas na seção “UFU em Imagens” no Comunica UFU: http://comunica.ufu.br/ufu-em-imagens.
 
 
16. E o portal Comunica UFU passou a ter uma editoria para divulgar só a ciência.
 
 
O conteúdo da editoria Comunica Ciência é produzido pela equipe da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social. A Divisão funciona na Reitoria e a Diretoria fica no Bloco 1S. O que significa que…
 
 
17. Quando você estava na UFU, nós estávamos lá.
 

Equipes da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e da Fundação RTU (Foto: Arquivo Dirco)

 
Inclusive no carnaval.
 
 
18. Se em 2020 você quiser sugerir uma pauta, estaremos lá.
 

À esquerda, o Bloco 1S, onde funciona a Dirco/UFU; à direita, a sala Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU, na Reitoria (Fotos: Arquivo Dirco)

 
Você pode falar com a Comunicação da UFU pessoalmente (no Bloco 1S ou na Reitoria do Campus Santa Mônica) ou por telefone (34 3239-4350 e 3239-4659). Para sugerir pauta, o melhor canal é por aqui: www.comunica.ufu.br/divulgacao.
 
 
19. Achou que eu estava brincando?
 

Imagem: Reprodução da série Todo mundo odeia o Chris

 
 

 

Palavras-chave: Comunicação Dirco Balanço 2019

A11y