Alunas do curso de Artes Visuais da UFU assinam mostra na galeria ITV Cultural

Exposição ‘Afetos do Corpo’ apresenta trabalhos de Gabriela Dionisio e Beth Shimaru, desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino do Instituto de Artes

Publicado em 09/12/2019 às 12:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

No ano de 2018, quando a estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Gabriela Dionisio visitou uma mostra coletiva no Mercado Municipal, ficou atraída pelas obras de outra artista, Beth Shimaru. Mal sabia Gabriela que Beth também frequentava o mesmo curso na UFU e que ambas viriam, pouco tempo depois, a se encontrar na sala de aula em algumas disciplinas. Hoje, prestes a se formar, as duas também dividem a galeria ITV Cultural, como autoras da exposição “Afetos do Corpo” – com entrada franca e que fica aberta à visitação até o dia 14 de janeiro.

Nesta mostra, a dupla apresenta um recorte das suas pesquisas poéticas de conclusão de curso sobre o corpo e seus afetos. Segundo o professor Rodrigo Freitas, orientador de ambas, cada uma investiga, a seu modo, o corpo como elemento de representação social e atuação simbólica. “As pinturas de Gabriela expõem as dualidades de um corpo não binário, no qual confluem masculino e feminino, prazer e dor, morte e vida. Já Beth nos apresenta um pouco da sua coleção de afetos, por meio do desenho e da aquarela”, relata.

Como suporte do trabalho, Beth utilizou pastas de arquivo, onde ela pintou situações do cotidiano, como filtros de barros, triciclo, álbuns de família e animais do seu convívio. A ideia surgiu, quando ela encontrou pastas usadas jogadas no lixo do Campus Santa Mônica, em uma prova clara dos tempos modernos, em que tudo é digitalizado. Na delicadeza dos traços, feitos com pigmentos dissolvidos em água, o que caracteriza a aquarela, e em pastel, a artista literalmente guarda as relações de afeto, como forma também de tocar as memórias do espectador. “As pastas vão agregando um significado, porque eu gosto de guardar as coisas”, explica a artista, que é nascida em Uberaba.

Já Gabriela Dionísio, paulista de Guarulhos, levou para a ITV Cultural três telas em acrílico, sendo uma em dupla, com imagens de corpos andrógenos. No trio de trabalhos, ela propositalmente usou pouca tinta, na tentativa de mostrar como se deu cada pincelada. “Trabalhar com o corpo é bem recorrente nas minhas obras, principalmente o corpo masculino. Mas não aquele corpo padrão, com as expectativas que temos sobre a masculinidade. São corpos com uma essência feminina, com fragilidade e sensibilidade muito grandes. Já nas mulheres coloco pêlos, porque geralmente é algo que a mulher ‘não pode’ ter”, revela.

“Afetos do Corpo” faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino do Instituto de Artes (Nuppe/Iarte), coordenado pela professora Aninha Duarte. O grupo de estudo mantém continuamente trabalhos em exposição na galeria da ITV Urbanismo, uma loteadora de Uberlândia responsável por fomentar a arte e a educação em Uberlândia. Criada há 82 anos, a loteadora foi quem doou a área inicial que deu origem ao Campus Santa Mônica e criou a Faculdade de Engenharia, graças ao trabalho de Genésio de Melo Pereira, ex-presidente da ITV, falecido em 1994, e o primeiro reitor da UFU.

Da esquerda para a direita, as artistas plásticas Gabriela Dionisio e Beth Shimaru. (Foto: Divulgação)

>>> Serviço

• Exposição: “Afetos do Corpo”
  • Autoras: Beth Shimaru e Gabriela Dionisio