Museu Universitário de Arte prepara suas duas últimas exposições deste ano

Mostras ‘O Museu é Nosso’ e ‘Revelações’ possuem curadoria do professor Alexander Miyoshi e podem ser visitadas no MUnA entre os dias 14/12 e 15/02

Publicado em 11/12/2019 às 12:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Museu Universitário de Arte da UFU está localizado na Praça Cícero Macedo, Bairro Fundinho. (Foto: Milton Santos)

Localizado na Praça Cícero Macedo, 309, Bairro Fundinho, o Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) cede espaço para duas novas exposições que entram em cartaz no próximo sábado, dia 14, às 17h30. Ambas têm visitação gratuita e poderão ser conferidas por dois meses, com encerramento em 15 de fevereiro.

“O Museu é Nosso” vai ocupar a galeria e o mezanino do MUnA, apresentando “recortes” de seu próprio acervo. Com obras de artistas como Carlos Scliar, Cildo Meirelles, Nelson Leirner e Renina Katz e de egressos, professores e ex-professores do curso de Artes Visuais da UFU, esta exposição tem curadoria assinada por Alexander Miyoshi – docente do Instituto de Artes da UFU, com pós-doutorado em Artes Plásticas pela ECA-USP, além de autor do livro Arquitetura em suspensão e de diversos textos sobre arte, arquitetura e cultura.

Os “recortes” compõem-se de “pinçadas” sobre o acervo do museu, que se fazem acompanhar de textos de estudantes e professores do curso citado acima. Os textos produzidos respondem à provocação do professor Miyoshi: “Ponha o olhar à prova. Faça seu texto. O museu é de todos nós!” Cada texto encontra-se próximo à obra escolhida à que se reporta e busca não só informar o visitante sobre ela, mas também a revestir de um olhar renovado, ao mesmo tempo em que tenta encorajá-lo a construir sua própria visão dela.

Sala Lucimar Bello

Assinada por Yuri Ramos, que está próximo de se formar em Artes Visuais na UFU, a mostra “Revelações” é a nova atração da Sala Lucimar Bello. Trata-se de um conjunto de sete retratos, seis deles apenas de rosto, expostos de modo frontal, de mulheres e homens próximos ao artista. O sétimo, único de corpo inteiro, representa uma ação.

O título da exposição busca remeter tanto ao Livro das Revelações, o Apocalipse, quanto aos processos de desvelamentos públicos e privados, exacerbados pelas mídias. As imagens levadas ao MUnA fazem parte do trabalho de conclusão de curso de Yuri Ramos, cuja orientação ficou a cargo de Alexander Miyoshi. O professor, por sinal, também responde pela curadoria desta mostra.

>>> Serviço – Exposições no MUnA

• “O Museu é Nosso” |  “Revelações”
  • Abertura: 14/12/2019, sábado, às 17h30
  • Visitação até: 15/02/2020