Ciência

Professores da UFU lançam livro sobre como fazer TCC

Confira algumas dicas que podem facilitar a pesquisa na graduação

Publicado em 14/01/2020 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

“Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática" é o que promete o livro publicado em dezembro pelos professores Edvalda Araújo Leal e Gilberto José Miranda, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Facic/UFU), em parceria com Silvia Pereira de Castro Casa Nova, da Universidade de São Paulo (USP), e Daniel Ramos Nogueira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O livro aborda as etapas da pesquisa acadêmica, como a formulação do problema, a definição dos objetivos, os diferentes métodos de pesquisa, a estruturação do trabalho até a publicação dos resultados. Também são apresentados exemplos, dicas e depoimentos de quem já fez o TCC.

O público-alvo da obra são estudantes que estão concluindo o curso de graduação ou de especialização. Segundo os autores, os conteúdos atendem a diversas áreas do conhecimento, especialmente as ciências sociais aplicadas, em virtude das estratégias de pesquisas e dos exemplos expostos no livro.

A parceria entre os autores começou em 2012, com as pesquisas para a série “Revolucionando”, que aborda o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. O livro “TCC: uma abordagem leve, divertida e prática” foi uma encomenda da Editora Saraiva e está disponível para compra desde dezembro, mas também estão planejados lançamentos nas cidades de Uberlândia (em março de 2020), São Paulo e Londrina.

Apresentação de TCC do estudante João Pedro Rabelo, do curso de Jornalismo, em dezembro de 2019 (Foto: Isabella Garcia)

Veja algumas dicas que os autores deram para os leitores do Comunica UFU.

Quais as principais dificuldades, por parte dos alunos, envolvendo a elaboração de um TCC?

Entendemos que as maiores dificuldades dos alunos residem no fato de a pesquisa, a construção do conhecimento, ser algo novo, em qualquer área, nos cursos de graduação. Pois o TCC representa, via de regra, o contato inicial dos discentes com a pesquisa. Assim, muitos conceitos não têm significação para os discentes, são abstratos, vazios.... Nesse livro, a preocupação é tentar aproximar a pesquisa do dia a dia dos estudantes. Apresentamos relatos de estudantes que desenvolveram o TCC e dão dicas de como superar as etapas, como: construir o referencial teórico, a coleta de dados, a análise de resultados e a comunicação do trabalho em eventos e/ou periódicos.

Na apresentação do livro vocês dizem que abordam o relacionamento orientador-orientando. O que é preciso para essa relação funcionar bem?

O primeiro passo é encontrar um orientador que pesquise sobre o tema que o aluno pretende escrever. Visitar os currículos lattes dos docentes é uma dica que oferecemos. Escolher de preferência um docente que tenha ministrado aulas e que você tenha gostado, pois estabelecer uma boa relação de parceria é o primeiro passo. Seguir as orientações estabelecidas pelo orientador também é fundamental!

Vocês também abordam a integração do TCC com o mundo acadêmico e profissional. Como é a relação entre esses dois mundos e de que forma o TCC pode abarcar essa relação?

O TCC poderá promover o desenvolvimento de pesquisas práticas nas organizações, por meio da utilização de estudos de casos, ou seja, problemáticas propostas pelos gestores e que os estudantes poderão utilizar as teorias para auxiliar a encontrar soluções para tais problemas. Esta vivência integra a teoria e prática e, com certeza, contribui para o aprendizado  e motiva os futuros profissionais na atuação no mercado de trabalho.

Palavras-chave: TCC pesquisa Ciência graduação