Alimentação

Restaurante Universitário do Campus Umuarama já opera com novo sistema de pagamento

Sisru é totalmente digital e foi implantado inicialmente no Campus Santa Mônica

Publicado em 23/01/2020 às 14:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Os vouchers - que substituem os tíquetes - serão disponibilizados de forma digital. (Foto: Marco Cavalcanti)

O novo sistema de pagamentos nos restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já está disponível para o RU do Campus Umuarama, em Uberlândia.

Os vouchers - que substituem os tíquetes - serão disponibilizados de forma digital, sendo possível sua gravação em qualquer aparelho celular ou tablet. Se  preferir, o usuário também poderá imprimi-los em qualquer computador.

No novo sistema, as compras de vouchers são feitas por meio do portal de serviços de graduação da UFU, no endereço eletrônico https://www.psg.ufu.br/sisru/. Nesse portal, o estudante e demais usuários não cadastrados fazem um breve cadastro para gerar o boleto para pagamento, como também realizar o acompanhamento de compras e liberações.

O sistema gera um boleto para pagamento que pode ser feito de duas maneiras: se o valor for de até R$ 50, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, pagável apenas no Banco do Brasil - para quem possui conta neste banco, o pagamento também é possível via celular, por meio do aplicativo do BB; já para as compras de valores maiores que R$ 50, será emitida uma GRU cobrança, que poderá ser quitada em qualquer banco, agência lotérica ou aplicativo.

Em ambos os casos, os usuários deverão ficar atentos ao prazo entre 24 e 48 horas de compensação do pagamento e liberação dos vouchers. Por isso, recomenda-se que a compra seja feita com antecedência. A partir da compra, os vouchers terão validade de 90 dias, dentro do ano vigente.

Cada usuário deve comprar seus próprios vouchers, pois eles são intransferíveis. Neles, estará registrado um QR Code que poderá ser apresentado, via celular/tablet ou impresso, nos RUs.

No sistema, o usuário pode acompanhar o andamento de sua compra e a disponibilização de boletos compensados; verificar a disponibilidade de utilização do voucher e acompanhar a quantidade utilizada, assim como efetuar a gravação em um aparelho de celular/tablet ou imprimir em qualquer computador. No site também é possível verificar o cardápio da semana nos respectivos RUs.

Haverá um período de transição até o início do semestre letivo de 2020 para não prejudicar quem já adquiriu os antigos tíquetes. Nele, o sistema atual de compra física e o sistema de compra digital irão permanecer em operação de forma conjunta.

Qualquer dúvidas ou sugestões deverão ser encaminhadas para a Divisão de Restaurantes Universitários (Divru), por meio do endereço eletrônico www.proae.ufu.br/fale-conosco ou do telefone (34) 3239-4272.

Palavras-chave: RU SISRU Restaurante Sistema pagamento