Pular para o conteúdo principal
Impressos

Edufu volta a receber pedidos de serviços gráficos

Novo contrato simplifica e agiliza atendimento de demandas, além de gerar uma economia anual estimada em R$ 3 milhões

Publicado em 03/02/2020 às 08:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Após mais de um ano impedida de receber solicitações de serviço, a Divisão de Gráfica (Digra) concluiu o processo licitatório e pode retomar sua rotina de atendimentos. Coordenador do setor, que é vinculado à Editora da UFU (Edufu), Pedro Gustavo Silva Ribeiro explica que o novo contrato centraliza em duas empresas as demandas. “Todas as solicitações serão feitas eletronicamente, seguindo as normas e os valores especificados no Guia de Serviços encontrado na base de conhecimento do SEI disponibilizada pela Digra. Nada mais será fabricado na nossa gráfica. Ficaremos responsáveis pelo recebimento dos produtos e a checagem da conformidade em relação ao que foi contratado para garantir a qualidade”, comenta.

Orientações de procedimentos podem ser acessadas na base de conhecimento, via SEI. (Fotos: Alexandre Costa)

Ainda de acordo com Ribeiro, a novidade vai simplificar e agilizar os processos e também vai refletir em redução de custos para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Antes nós tínhamos cinco contratos diferentes, contemplando manutenções de equipamentos, mão de obra, insumos e serviços de acabamento. Os orçamentos eram feitos separadamente, para cada produto, e tudo isso acabava dificultando o nosso trabalho. A partir de agora, os produtos serão padronizados e a preocupação com questões como matérias-primas, maquinário e atualização de tecnologias ficará a cargo da empresa contratada. Estamos calculando que haverá uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões por ano”, revela o coordenador, acrescentando que o contrato tem duração de um ano e pode ser renovado por até quatro vezes, ou seja, vigorar em um prazo de 12, 24, 36, 48 ou 60 meses.

 

Patrimônio

Com o fim da produção de materiais gráficos nas dependências da Digra, o maquinário do setor que era utilizado para a produção será entregue à Diretoria de Materiais para que seja dado o devido destino, conforme as normas vigentes.

O almoxarifado da Divisão de Gráfica também dispõe de alguns insumos em estoque. Quanto a estes materiais, o coordenador informa que a destinação prioritária será para outros setores da própria UFU. O que não for reaproveitado pela instituição segue para a plataforma Reuse – que foi lançada em 2018 e pode repassar os itens a outros órgãos vinculados ao governo federal – e, posteriormente, para leilão.

 

Equipamentos e insumos da gráfica serão repassados a outras instituições federais ou reaproveitados na própria UFU

Palavras-chave: gráfica edufu Serviços impressos solicitações

A11y