Graduação

Estudantes do Campus Monte Carmelo colam grau

Foram diplomados alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal e Agronomia

Publicado em 13/02/2020 às 07:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Valda Araújo, mãe de formando: 'Eu me sinto muito orgulhosa'. (Foto: Marco Cavalcanti)

"Não tenham medo da mudança! Com ela, costumam vir a maturidade, o autoconhecimento e as oportunidades de colocar em prática toda a boa educação e formação que vocês receberam. Acreditem em vocês. Tenham força e determinação para aprender e resolver qualquer problema ou situação. Eu acredito. Vocês podem.”

Murilo Carneiro, professor paraninfo: 'Não tenham medo da mudança!' (foto: Marco Cavalcanti)

Esta foi uma das mensagens aos formandos do campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Monte Carmelo. Proferida pelo professor paraninfo, Murilo Carneiro, ela integrou a cerimônia de Colação de Grau 2019.2, realizada na noite de terça-feira, 11/02, na cidade localizada a 110 km de Uberlândia.

Em seu discurso, o reitor Valder Steffen Júnior afirmou estar certo da contribuição que os formandos darão para o crescimento do país. “E mais que isso: eu tenho certeza que vocês, onde estiverem, defenderão a universidade pública, a universidade gratuita, a universidade democrática, a universidade socialmente referenciada, a universidade laica, porque isso é um patrimônio do povo desse país”, completou.

Valder Steffen, reitor: 'Eu tenho certeza que vocês, onde estiverem, defenderão a universidade pública' (foto: Marco Cavalcanti)

Foram diplomados 42 estudantes nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal e Agronomia. A graduação em Geologia, que integra a lista do Campus Monte Carmelo, ainda não teve formandos.

O evento foi marcado, sobretudo, pelas mensagens de agradecimento. Da universidade aos alunos e servidores; dos estudantes aos docentes e aos pais.

Valda Araújo, mãe do agora engenheiro Rafael Araújo, tentou explicar as lágrimas no rosto: “Pela luta dele, pelo sacrifício de estudar, pelo valor que nós temos dado a ele e pelo empenho dele para ter chegado até aqui. Eu me sinto muito orgulhosa. E agora vê-lo formando é muito gratificante para nós, pais, para a irmã dele… e pela família… é muito gratificante… é onde eu me sinto emocionada e muito feliz dele ter chegado até aqui.”

Keliton Veloso, formando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: 'Dever cumprido' (foto: Marco Cavalcanti)

Contratado há um mês pela empresa onde fez estágio, Keliton Veloso disse que a colação de grau trouxe a sensação de “dever cumprido”. Vindo de Januária, município do norte de Minas Gerais, ele relatou que não foram fáceis os cinco anos cursando Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. No entanto, sua mensagem para quem está começando na universidade foi de incentivo: “Se você tiver coragem, confiança e for seu sonho, vai sem olhar para trás!”

Armindo Quillici: 'Vocês são muito mais críticos, muito mais reflexivos' (foto: Marco Cavalcanti)

Ao dirigir a palavra aos formandos, o pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici Neto, lembrou da transformação pela qual passam os alunos na universidade. “Imagine quando vocês entraram aqui, como que vocês viam a realidade, os problemas, as dificuldades, e como vocês os vêem hoje. Suas posturas, claramente, são diferentes. Certamente, vocês são muito mais críticos, muito mais reflexivos em relação às dificuldades que encontram daqui para frente.”

Ao resumir seu discurso na cerimônia, o professor paraninfo, Murilo Carneiro, aconselhou: “Não tenham medo da mudança. Acreditem em vocês. Sejam humildes. Façam o que gostam e vivam para deixar as pessoas que amam felizes e orgulhosas, assim como vocês estão fazendo neste dia de hoje.”

Confira, na galeria abaixo, mais imagens do evento:

Palavras-chave: Graduação Formatura colação de grau Monte Carmelo cerimônia