Campus Umuarama

Hospital Veterinário passa a contar com anfiteatro

Espaço fica no Bloco 2S e será utilizado, sobretudo, em eventos acadêmicos e reuniões

Publicado em 28/02/2020 às 14:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Dotado de 80 poltronas e uma mesa com 10 cadeiras e situado no Bloco 2S do Campus Umuarama, o Anfiteatro do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU) foi inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (27/02). “Estive aqui neste mesmo local há quase 40 anos, em agosto de 1981, quando eu e meus colegas fomos recepcionados de forma bem simples na 13ª turma de Medicina Veterinária da UFU. Poder ver toda esta nova estrutura que temos agora é uma grande alegria”, discursou o professor Cirilo Antonio de Paula Lima, atual diretor da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev).

Além dele, quem também discursou na solenidade foi o reitor da UFU, professor Valder Steffen Jr., que aproveitou a ocasião para enaltecer o empenho, a capacidade de envolvimento e de gerenciamento de todos os envolvidos neste projeto. “Temos enormes responsabilidades perante o povo, que é o verdadeiro dono das nossas instituições. Entregar uma obra como esta não é missão fácil e, até mesmo por isso, nos deixa tão contentes, servindo de alento para continuarmos lutando e confiantes de que vamos conseguir superar mais esta fase de dificuldades”, alegou, referindo-se ao fato de que as universidades federais contam atualmente com apenas 60% dos seus recursos garantidos, pois os outros 40% dependem de liberações do Congresso Nacional.

Prestação de contas

Foto: Milton Santos

À frente da direção do HV há pouco menos de 3 anos, o professor Diego José Zanzarini Delfiol utilizou o seu tempo ao microfone para agradecer à equipe de gestão da UFU pelo apoio numa obra que era muito esperada e para apresentar um panorama dos números e projetos do hospital.

Segundo o balanço divulgado pelo diretor, a equipe daquela unidade é formada por 94 pessoas: 19 técnicos da UFU, 9 técnicos da Fundap, 11 terceirizados, 36 residentes e 19 docentes. A matriz casuística – que abrange os serviços de consultas novas, cirurgias, exames laboratoriais, raio-X, ultrassom, ecocardiograma e exames anatomopatológicos – vem crescendo nos últimos anos, passando de 43.625 atendimentos em 2017, para 46.846 em 2018 e 45.672 no ano passado. “Este total nos colocou na primeira colocação do ranking desta matriz entre os 42 hospitais veterinários das Instituições Federais de Ensino Superior”, frisou Delfiol.

A política de descontos e isenções implementada no HV tem possibilitado que aproximadamente metade dos atendimentos contem com algum destes benefícios. Graças a um convênio com a Prefeitura de Uberlândia, os números de castrações também cresceram nos últimos três anos, ultrapassando a marca de 1.500 animais submetidos a este procedimento gratuitamente ao longo de 2019 – num custo total de R$ 262.500.

Em termos acadêmicos, são 38 projetos de pesquisa cadastrados no Hospital Veterinário e 19 disciplinas de graduação utilizando as instalações dele para aulas práticas. O número de estagiários, que era 600 em 2017, fechou 2019 em 726.

Para possibilitar a melhoria do serviço prestado, foram realizadas neste período 255 aquisições, totalizando mais de R$ 850 mil investidos em equipamentos contemplando todos os setores do HV. Dentre as obras executadas, o diretor sublinhou a construção da subestação de energia – que ainda depende de serviços da Cemig para poder ser utilizada –; a instalação de um sistema de monitoramento com 36 câmeras; troca dos telhados de toda a unidade; além de reformas da UTI, dos consultórios, do Laboratório Clínico, de vestiários e da sala de estudos e laudos do Setor de Patologia Animal.

“No momento, estamos executando a construção do embarcadouro e baia para animais em decúbito do Setor de Grandes Animais, assim como o redimensionamento e a reforma dos piquetes deste mesmo setor e as reformas e adequações dos setores de Imagem (Ultrassom e Raio-X) e de Patologia Animal”, enumerou Diego Delfiol. Ainda de acordo com ele, os próximos projetos em vista e cujas execuções já foram aprovadas são para: reformas do estacionamento e da recepção do hospital; informatização completa; e a construção de um anexo ao anfiteatro, cuja entrada será externa ao HV.

Palavras-chave: inauguração Anfiteatro hospital veterinário HV UFU Campus Umuarama