Ciência

Um sábado para celebrar a educação superior

Veja como foi a colação de grau 2019.2 em Uberlândia

Publicado em 10/02/2020 às 17:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Colação de grau aconteceu no Castelli Master (Foto: Milton Santos)

Uma grande festa, no último sábado (08/02), reuniu 1.051 estudantes de dezenas de cursos, além de familiares e amigos, para celebrar, com professores, técnicos e gestores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a colação de grau das turmas que concluíram o curso de graduação no segundo semestre de 2019.

Mariana Ferreira, Patrick Boaventura e Vinícius Rosa, do curso de Ciências Contábeis (Foto: Diélen Borges)

Entre muitas selfies e ajeitadas nas becas, os estudantes me falaram sobre alívio, planos e uma sensação de saudade que parecia apontar antes mesmo da partida definitiva. Três colegas de Ciências Contábeis dividiram comigo as reflexões que faziam naquele sábado chuvoso: Mariana Ferreira estava orgulhosa do diploma. Patrick Boaventura disse que entrou uma pessoa no curso e saiu outra. Vinícius Rosa já tinha começado outros dois cursos, mas foi em Contábeis que se encontrou.

Williane Souza Julião, do curso de Administração Noturno (Foto: Diélen Borges)

Williane Souza Julião colou grau em Administração no sábado, mas já trabalha na área como supervisora de vendas. O plano agora é fazer um curso de MBA. Um grupo de formandos em Ciências Biológicas comentou como os quatro anos passaram rápido. Kassio Vinício e Maria Vitória Silva não vão nem deixar a universidade, porque já estão aprovados no mestrado em Biologia Vegetal. Natália Souza pretende prestar concurso. Gabriel Paranhos ainda cursa a graduação, mas foi assistir aos amigos e falou da satisfação em vê-los se formando depois de muitas lutas.

Gabriel Paranhos, Kassio Vinício, Maria Vitória e Nathalia, de Ciências Biológicas (Foto: Diélen Borges)

Outro grupo enorme fotografava ao redor de Letícia Magnino, graduanda em Gestão da Informação, que trabalha na área há três anos. “Não tive condição de fazer festa, por isso minha família está toda aqui hoje. Marido, sogros, sobrinho, avô”, disse a estudante, que planeja agora fazer uma especialização.

Letícia Magnino, familiares e amigos (Foto: Diélen Borges)

Enquanto aguardava Geovana Rocha de Souza entrar no salão com a turma de Ciências Contábeis, a família dela me contou que ela era a primeira da família a se formar em uma universidade federal. “Estamos felizes porque sabemos o quanto ela correu”, disse o pai, Denilson Souza. A irmã, Letícia Souza, deve ser a próxima. Hoje ela está no quinto período de Letras na UFU. A mãe, Jussara Oliveira Rocha, fala em sensação de dever cumprido.

Família da formanda Geovana Rocha de Souza (Foto: Diélen Borges)

Os alunos do curso de Jornalismo também colaram grau no sábado e reencontrei alguns ex-estagiários da Diretoria de Comunicação Social da UFU. Agora, colegas de profissão. Giovanna Tedeschi me disse que voltou para sua terra, São Paulo, e está trabalhando com Marketing. João Pedro Rabello estagiou com a gente até uma semana atrás. Mariana Oliveira se prepara para um intercâmbio na Austrália.

Giovanna Tedeschi, João Pedro Rabelo, Diélen Borges e Mariana Oliveira (Foto: Arquivo pessoal)

Os paraninfos que discursaram falaram sobre as novas fases que estão por vir na vida dos formandos e os gestores destacaram a necessidade de se valorizar a universidade pública, gratuita e de qualidade. O reitor, Valder Steffen Júnior, citou o educador Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Espero que a UFU tenha sido asas para vocês.”

Veja as fotos feitas pelo nosso fotógrafo Milton Santos.

Palavras-chave: colação de grau Formatura Uberlândia