Nota Oficial

COMUNICADO DE AÇÕES DE MONITORAMENTO À COVID-19 NA UFU

Universidade Federal de Uberlândia estabeleceu o Comitê de Monitoramento à COVID-19/ UFU. Ele é composto por profissionais da área da saúde e por representantes das áreas acadêmica e administrativa da instituição

Publicado em 13/03/2020 às 18:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

COMUNICADO DE AÇÕES DE MONITORAMENTO À COVID-19 NA UFU.

A Universidade Federal de Uberlândia estabeleceu o Comitê de Monitoramento à COVID-19/ UFU. O Comitê de Monitoramento está composto por profissionais da área da saúde e por representantes da área acadêmica e administrativa da Universidade.

Considerando que o  Ofício Circular 3/2020/CGLNES/GAB/SESU/SESU-MEC faz recomendações acerca do atual cenário sobre o novo coronavírus (COVID-19);

Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira, 11 de março de 2020, a COVID-19 uma pandemia e que os ambientes da Universidade são, em geral, fechados, com grande número de pessoas e que se realizam frequentemente atividades coletivas, ações preventivas são ainda mais relevantes para evitar a propagação da doença;

Considerando a Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19);

Considerando as indicações e recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 e do Comitê de Enfrentamento do Hospital das Clínicas UFU, os quais a Universidade Federal de Uberlândia vem acompanhando com membros titulares;

Considerando que a Secretaria de Estado Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou estado de emergência em saúde pública no dia 13/03/2020 por conta da pandemia da COVID-19;

RESOLVE:

ENTRE OS DIAS 15 E 31 DE MARÇO DE 2020:

A) ATIVIDADES ACADÊMICAS

Por enquanto, serão mantidas as atividades acadêmicas, aulas, defesas, entre outras.

B) EVENTOS

Suspensão de todos os eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, que envolvam aglomeração (com mais de 100 pessoas);

C) ORIENTAÇÕES GERAIS

Recomenda-se aos servidores, terceirizados e estudantes que fizeram viagens internacionais e mobilidade internacional/nacional, que procurem a Vigilância Epidemiológica Municipal, com urgência, para receber orientações. Aqueles que tenham chegado de viagem internacional, de áreas de risco, no caso de assintomáticos, devem ficar em quarentena domiciliar por 7 (sete) dias e, no caso de sintomáticos, por 14 (quatorze) dias e suas atividades serão definidas conforme acordo com a chefia imediata em suas unidades administrativas/acadêmicas. E no caso dos estudantes, em caráter de regime especial nas unidades acadêmicas.

Deverão ser apresentados os documentos originais que comprovem a viagem, no último mês. Os documentos deverão ser encaminhados para a Prograd (Pró-reitoria de Graduação), no Setor de Atendimento ao Aluno, e Progep (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas).

D) ORIENTAÇÕES – GRUPOS DE RISCO

Identificação dos servidores, terceirizados e estudantes que pertençam aos grupos vulneráveis a formas mais graves, como idosos (acima de 65 anos), cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos e imunossuprimidos em geral, mesmo quando não retornados de viagens, poderão ter modificado o regime de trabalho, mediante comprovação e a distribuição de atividades acadêmicas de acordo com organização dos campi. Nessa hipótese, os casos devem ser monitorados clinicamente, com condições de trabalho adequadas e, sempre que possível, afastados do contato com pessoas vulneráveis a formas mais graves de COVID-19.  Nesses casos, deverão ser apresentadas evidências documentais a serem enviadas para a Prograd (Pró-reitoria de Graduação), no Setor de Atendimento ao Aluno, e Progep (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas).

E) VIAGENS

Suspensão temporária de viagens coletivas e individuais, aéreas e terrestres, desta forma, somente serão concedidas passagens e diárias em casos imprescindíveis.

F) DEMAIS ORIENTAÇÕES

Em casos de febre, tosse, falta de ar ou outros sintomas respiratórios, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima, em caráter de urgência. Para localizá-la, baixe o aplicativo Coronavírus - SUS, disponível nos sistemas iOS e Android, do Ministério da Saúde. Recomenda-se, ainda, o cuidado de não frequentar os espaços universitários em suas atividades e ações.

G) COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Atenção às divulgações institucionais das medidas preventivas e de autocuidado, além da higiene pessoal. Sugere que não seja usado ar-condicionado em ambientes fechados, dando preferência ao uso de janelas abertas para circulação do ar. Sempre que possível, manter janelas abertas para que os ambientes sejam arejados naturalmente; disponibilizar álcool em gel 70% nos ambientes internos e entradas dos prédios, evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar e a cada duas horas e, principalmente, após passar por locais ou equipamentos de uso público e demais orientações no link:

www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Novas informações/recomendações poderão ser emitidas a qualquer momento.

Palavras-chave: coronavírus coronavírus ufu medidas ufu coronavírus UFUContraOCorona