Pular para o conteúdo principal
Lançamento

Editora da UFU lança e-book 'A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil'

Obra é resultado de parceria dos professores Gelze Serrat (UFU) e Jurandyr Ross (USP) e aborda perspectivas geográfica, histórica e ambiental

Publicado em 10/03/2020 às 17:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Figura do e-book traz mapa da área colhida de cana-de-açúcar em 2018 no Brasil

O livro “A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil: perspectivas geográfica, histórica e ambiental”, dos professores Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues (Instituto de Geografia/UFU) e Jurandyr Luciano Sanches Ross (USP), acaba de ser lançado pela Editora da UFU (Edufu) em formato e-book para download gratuito. O livro é produto do edital Edufu n° 02/2019

Entre 2007 e 2009, enquanto era analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Gelze Serrat teve a oportunidade de visitar várias usinas sucroenergéticas para realizar o licenciamento ambiental desses empreendimentos. Por meio dos trabalhos desenvolvidos na época, observou os impactos potenciais e efetivamente causados pelas usinas de cana-de-açúcar, e as medidas tecnológicas que mitigavam vários desses impactos. Esse cenário impulsionou então os estudos nessa área, que em parceria com o professor Jurandyr Ross, acabaram gerando esse livro.

O que explica essa constância da cana-de-açúcar e dos seus derivados nas pautas de produção e de exportação brasileiras? Quais são as condicionantes físicas que explicam a expansão dos canaviais e, consequentemente, das unidades manufatureiras e industriais do açúcar, etanol e agroenergia em certas regiões do território brasileiro? Como esses determinantes, associados a fatores históricos, políticos e econômicos, levaram a arranjos territoriais e a impactos socioambientais diferenciados ao longo desses cinco séculos?

Essas indagações nortearam o desdobramento dos temas tratados neste livro, descortinando um longo processo iniciado no período colonial, que aglutinou enorme quantidade de variáveis de abrangência política, econômica, social e tecnológica, ancoradas nas características físicas, sobretudo hidroclimatológicas, dos solos e do relevo das áreas onde a cana-de-açúcar, os engenhos e as usinas foram implantados.

 

Palavras-chave: e-book livro cana-de-açúcar trajetória UFU USP

A11y