Pular para o conteúdo principal
COVID-19

HC-UFU tem Plano de Contingência de Leitos

Comitê instituído em janeiro traçou ações de enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 13/03/2020 às 16:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Grupo conta com representantes de vários setores do hospital. (Foto: Marco Cavalcanti)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) instituiu, em 30 de janeiro de 2020, o Comitê para Enfrentamento à Covid-19. O grupo conta com representantes de vários setores do hospital, que se reúnem periodicamente para traçar ações de atendimento aos prováveis pacientes e avaliar o avanço da transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Entre as atividades estratégicas desenvolvidas pelo comitê, estão a elaboração e a implementação do Plano de Contingência de Leitos, a implantação do fluxo de atendimento dos casos suspeitos e a  instituição de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos. Nesse período, mais de 300 trabalhadores das áreas assistenciais e administrativas foram capacitados. Houve, ainda, aula com especialista com a participação de mais de 100 funcionários.

Segundo o plano, o HC-UFU conta com um consultório no Pronto-Socorro e seis leitos na Cirúrgica V reservados para esses pacientes com suspeita da doença. Também há  quatro leitos de sobreaviso em UTI. Foram constituídas equipes técnicas de referência para condução dos casos, além de participação de integrantes do HC-UFU no Comitê Municipal para Enfrentamento à Covid-19. O grupo reúne-se semanalmente com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para gestão do processo.

Diante do atual cenário de Emergência em Saúde Pública, o governo federal está adotando medidas e ações recomendadas pelo Ministério da Saúde.Neste momento, é importante que cada um de nós atue com tranquilidade e responsabilidade, de maneira a prevenir e conter o avanço da transmissão da Covid-19.Portanto, é imprescindível que todos os servidores e estudantes adotem as ações preventivas diárias:

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;

- Alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel;

- Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

- Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;

- Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhar objetos pessoais;

- Buscar o serviço de saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.

Para mais detalhes sobre as recomendações acima e outras informações relacionadas à Covid-19, acesse o site www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus ou baixe o aplicativo Coronavírus - SUS, disponível nos sistemas iOS e Android.

 

Palavras-chave: coronavírus COVID-19 HC Hospital comitê enfrentamento UFUContraOCorona

A11y